Escolas da 20ª CRE solicitam adaptação de livros didáticos para o Sistema Braille
Publicado em 12 de dezembro de 2019
Compartilhar
A- A A+

O Sistema Braille é um sistema de alfabetização, leitura, escrita e autonomia para pessoas cegas. Desse modo, o FNDE disponibilizou uma ferramenta no sistema PDDE Interativo/SIMEC para que as escolas informem se há estudantes e/ou professores do Ensino Fundamental que serão usuários do Sistema Braille no ano letivo de 2020.

Através do sistema, as escolas da 20ª CRE que tem necessidade de adaptação de material escolar e livros didáticos em Braille, realizaram apontamento no Sistema PDDE/Interativo. Lembrando, que poderão ser contempladas com o material em Braille, apenas as escolas que possuem alunos com cegueira e que informaram no sistema o quantitativo de estudantes e professores que utilizam esse material.

De acordo com o Coordenador da 20ªCRE, Marcos Hivan Petter Machado, toda comunidade é beneficiada com as ferramentas do sistema Braille, pois além de contribuir para a construção de um ambiente inclusivo, onde o aluno cego é protagonista e tem autonomia dentro da escola, ela traz imensas possibilidades de aprendizado, de colaboração e empatia. “A comunidade escolar passa a entender a importância da inclusão e do reconhecimento de alunos cegos nos espaços públicos, de modo que toda a vivência dentro da escola é uma troca que gera lições humanísticas para a vida toda”.

Fonte: Ascom da 20ª CRE
Fotos
Comentários