Desde o dia 26 de fevereiro, quando o Brasil teve o primeiro caso confirmado de Covid-19, o país passa por uma série de restrições para tentar controlar os altos índices de covid-19. Em meio a crise, recentemente assumiu o Ministério da Saúde de forma interina, Eduardo Pazuello e afirmou com coletiva na cidade de Curitiba, nessa quinta-feira, 23, que o governo fará uma entrega emergencial de medicamentos para o combate ao coronavírus nas UTI’s com ajuda do Exército se for necessário, as regiões mais afetadas pela covid-19.
No Brasil, segundo o consórcio nacional de imprensa, no levantamento realizado até as 20 horas dessa quarta-feira, 22, já somam-se 82.890 óbitos e 2.231.871 casos confirmados de Covid-19 em todo território nacional. No estado do Rio Grande do Sul, são 53.073 casos e 1.397 óbitos. No noroeste do estado, em Frederico Westphalen são 384 casos e sete óbitos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a previsão de lançamento das vacinas contra a doença é somente para o ano de 2021, pois mesmo que promissores os testes que estão sendo realizados, faltam muitas etapas de estudos médicos.