Pessoas que trabalham durante a noite vivem a até dez anos menos, revela médico
Publicado em 14 de dezembro de 2023
Compartilhar
A- A A+

É cada vez maior o dinamismo do trabalho, especialmente após a pandemia.  Lojas que antes eram apenas físicas, agora estão online.  Escritórios, que funcionavam até ás 18hs, agora operam também em home-office, elevando a carga horária também para a noite ou finais de semana.  Mensagens de WhatsApp, de cunho profissional, são trocadas em horários tardios da noite, desviando a atenção e também ativando o cérebro com a distração das luzes nas telas. O resultado é um forte aumento nos quadros de insônia, muitas vezes obrigando as pessoas a recorrerem aos remédios para dormir.

Especialista em neurologia e medicina do sono, Dr. Alan Frohlich, destaca que as telas são um dos vilões que distraem as pessoas durante a noite, atrapalhando o sono. Elas, junto com o trabalho, fazem cada vez mais a população avançar noite a dentro nas atividades.

O Dr. Alan fez ainda um importante alerta: pessoas que trabalham inteiramente a noite, do momento que escurece até o amanhecer, por exemplo, vivem, em média 10 anos a menos que os indivíduos atuantes apenas de dia.  Explicou que, com poucas horas de sono, problemas de saúde são mais propícios. Dormindo menos problemas de infarto, AVC, hipertensão e insuficiência cardíaca tem caminho facilitado.  O médico reforçou que o sono é um dos pilares da saúde, tão importante como dieta saudável e atividades físicas

Fonte: Vanessa Onci / Com informações da Uirapuru
Fotos
Comentários