Tarde de Campo em Frederico Westphalen traz recomendações sobre qualidade de mudas de videira
Segundo dados da Emater/RS-Ascar, em Frederico Westphalen 16 produtores trabalham na viticultura, em uma área de 35 hectares. A atividade hoje alcança uma produção de 525 toneladas, entre as variedades Bordô, Niágara Branca e Rosada.
Publicado em 20 de julho de 2017
Compartilhar
A- A A+
Com o intuito de atualizar os viticultores do município, trazendo informações sobre as novas tecnologias e conhecimento sobre a produção de uvas, a Emater/RS-Ascar e a Secretaria da Agricultura de Frederico Westphalen promoveram, nesta quarta-feira (19/07), uma Tarde de Campo. A atividade reuniu cerca de 60 participantes, entre produtores e estudantes, na propriedade do produtor Joceli Sidloski, localizada na Linha Santos, interior do município.

O pesquisador da Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves, Daniel Santos Grohs, conduziu a atividade, apresentando aos participantes os critérios para avaliação da qualidade de mudas de videira. Utilizando mudas para exemplo, Daniel demonstrou durante a atividade quais os pontos essenciais a serem analisados no momento da compra das mudas, como a verificação do ponto de enxertia, no tronco do porta-enxerto, na base do tronco do porta-enxerto e nas raízes.

Durante toda a atividade, os produtores e estudantes puderam aprender mais sobre enxertia por forçagem, problemas de enxertia direta no campo, problemas de soldadura no enxerto, ferramentas e contaminações na poda e na enxertia, formas de desinfecção de ferramentas, análise de material vegetativo contaminado, sintomas de viroses e fungos, entre outros assuntos relevantes para quem está iniciando ou renovando os parreirais.

O produtor Joceli Sidloski contou aos participantes que há 12 anos iniciou o plantio da uva. “Foi difícil no começo, tinha pouca experiência, então começamos devagar. Tivemos muitos altos e baixos. Perdi muitos parreirais por doença pela falta de qualidade da muda. Agora eu adquiro mudas de um viveirista certificado pela Embrapa”, disse. A família Sidloski está com um projeto em andamento para instalação de uma agroindústria de suco. O produtor, que iniciou no feijão, passou pelo fumo e optou pela viticultura, acredita que fez um bom negócio.

O secretário da Agricultura de Frederico Westphalen, Cleber Cerutti, participou da atividade e destacou o exemplo da família Sidloski na atividade da viticultura. “Eles são um exemplo, batalharam muito e persistiram na atividade. Entre erros e acertos, com auxílio da Assistência Técnica da Emater, hoje colhem os bons frutos dessa atividade. A viticultura tem um potencial muito grande, especialmente na nossa região, temos clima favorável, com colheita antecipada em um mês, mas é preciso crescer em cima de uma escala, usar o potencial dessa atividade”, frisou Cerutti.
Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Fotos
Comentários