Abertas inscrições para certificadores do ENEM 2017
A formação mínima exigida é o ensino médio
Publicado em 26 de julho de 2017
Compartilhar
A- A A+
Servidores públicos do Poder Executivo federal e professores da rede pública estadual e municipal interessados em atuar na edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até as 23h59 de 7 de agosto para se inscrever. A formação mínima exigida é o ensino médio. Os que já participaram em anos anteriores e quiserem poderão se inscrever novamente, cumprindo todos os procedimentos descritos no edital.

Os candidatos servidores não devem estar em gozo de licenças, afastamentos legais ou inativos, sendo também vetada a participação dos que estejam ou tenham parentes de até terceiro grau inscritos no Enem 2017. Já os professores devem ser docentes das redes públicas estaduais e municipais, efetivos e devidamente registrados no censo escolar.

Para atuar na Rede Nacional de Certificadores (RNC) é preciso ter smartphone ou tablet com acesso próprio à internet móvel e especificações detalhadas no edital, além de computador para realização do curso de capacitação. Só serão aceitos aqueles que conseguirem aproveitamento mínimo no curso de capacitação a distância oferecido pelo Inep.

A RNC certifica os processos de aplicação do exame, em 5 e 12 de novembro. Cada certificador é responsável por apresentar um relatório no aplicativo ou no sistema. É a primeira vez que o trabalho é ampliado para os docentes, com o objetivo levar a RNC para a totalidade das coordenações de locais de prova do Enem no Brasil.

Remuneração

O certificador que for servidor público do Poder Executivo federal será remunerado por meio de Gratificação por Encargo de Cursos e Concursos (Gecc). O valor da hora trabalhada é de R$26,50. Já para os docentes da rede pública estadual e municipal que atuarem como certificadores, a remuneração, por meio de Auxílio Avaliação Educacional (AAE), será de R$318 por dia, equiparando-se ao valor da hora do servidor público do Executivo federal. A atuação é de 12 horas por dia.

Ao optar pelo seu município de atuação, independentemente da quantidade de opções de municípios, o certificador é responsável pelo seu deslocamento até o local e alimentação.As inscrições estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ou no aplicativo da Rede Nacional de Certificadores (RNC).

Clique aqui para acessar o edital.

Clique aqui para se cadastrar.
Fonte: ASCOM/SEDUC
Fotos
Comentários