Emater/RS-Ascar desenvolve projeto Aproveitamento Integral dos Alimentos
Ação esta presente em 12 municípios das 12 regiões administrativas da Instituição no Estado
Publicado em 17 de agosto de 2017
Compartilhar
A- A A+
Em Frederico Westphalen, na semana passada, famílias receberam sementes disponibilizadas pelo Banrisul, parceiro do projeto, para iniciação do trabalho em suas propriedades. A entrega foi realizada na Linha São Paulo, interior de Frederico Westphalen, reunindo agricultores, representantes do Banrisul e a equipe da Emater/RS-Ascar.

A Emater/RS-Ascar, através de cooperação com o Governo do Estado do RS, se insere neste processo como colaboradora do Programa, ampliando para o público assessorado nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) dos municípios do RS. O aproveitamento integral dos alimentos será o foco das ações com o público assessorado, buscando reconhecer, utilizar e incentivar o cultivo dos alimentos da biodiversidade local, a melhor forma de preparo para o aproveitamento dos nutrientes do alimento e também as partes geralmente não utilizadas. Dessa forma, o projeto fomenta os processos de produção até o consumo dos alimentos.

Através da parceria com o Programa Sementes Banrisul, as famílias envolvidas no projeto receberão diferentes variedades de sementes para cultivo na propriedade, por meio de hortas domésticas. O gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Mario Coelho da Silva, durante a entrega das sementes, falou da importância dessa ação. “Esse projeto vem ao encontro das ações que estamos realizando com as famílias aqui nessa região, de estímulo à produção de alimentos para subsistência, visando à melhoria da alimentação e da saúde.

Com o cultivo das hortas domésticas conseguimos resgatar muitas culturas e trabalhar com a diversidade. Multiplicar plantas é multiplicar alimentos e alimentos de qualidade”, destacou Mario. A Emater/RS-Ascar acompanhará as famílias inseridas nessa ação, prestando Assistência Técnica em todas as etapas do projeto.
Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Fotos
Comentários