Queda de raios mata duas vacas e incendeia casa no Noroeste do Estado
Temporal que atingiu o Rio Grande do Sul entre a madrugada e manhã desta quinta-feira (15) teve grande incidência de raios, especialmente no interior.
Publicado em 15 de março de 2018
Compartilhar
A- A A+
O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul entre a madrugada e manhã desta quinta-feira (15) teve grande incidência de raios, especialmente no interior do estado.

Em Nova Candelária, no Noroeste, a queda de um raio causou um incêndio em uma residência em Santa Lúcia, no interior da cidade. As chamas consumiram quase toda a casa. Apesar do susto, não houve feridos.

Em Derrubadas, na mesma região, duas vacas morreram após serem atingidas por um raio. Os animais foram encontrados já sem vida na propriedade, que tem ao todo 18 vacas.

Previsão do Tempo

A madrugada desta quinta-feira (15) começou com temporal no Rio Grande do Sul, iniciando pela região da fronteira com a Argentina e se espalhando para o Sul, Centro e parte do Leste do estado, inclusive a capital gaúcha.

No Oeste, o temporal foi mais intenso. Em Quaraí, por exemplo, em 24 horas o acumulado foi de 133 mm. Isso representa mais que a média do mês em um único dia. Também foram registradas rajadas de vento de até 90km/h, além da incidência de muitas descargas elétricas.

A chuva forte ocorreu devido a combinação da instabilidade provocada por ventos em altos níveis da atmosfera, o aporte de um ar mais quente e úmido de Norte para a região e a presença de uma frente fria distanciada, que fortalece o desenvolvimento das nuvens de chuva.

Com isso, o calor diminui. Ainda há chance de chuva no estado.

Mas na sexta (16), a chuva perde força. Isso porque a frente fria já se encontra no Sudeste, mas ventos ainda ajudam a deixar nuvens e chuvas mais isoladas no Noroeste e parte do Norte do estado. Ao mesmo tempo, o dia já fica mais aberto nas outras áreas.

No sábado (17), o dia terá predomínio de sol na maioria das regiões, mas depois a chuva pode retornar ao Rio Grande do Sul.
Fonte: Bruna Casali / JornalismoBarrilFM com informações G1RS
Fotos
Comentários