Outono inicia nesta terça-feira à tarde
O outono marca a expectativa pela chegada do frio, mas o começo da estação normalmente ainda tem características térmicas por vezes de verão
Publicado em 20 de março de 2018
Compartilhar
A- A A+
O outono, que começa às 13h14min desta terça-feira, caracteriza-se como uma estação de transição do calor do verão para o frio do inverno.

O outono marca a expectativa pela chegada do frio, mas o começo da estação normalmente ainda tem características térmicas por vezes de verão. Alguns dias quentes são normais em abril e maio e devem ocorrer em 2018.

Mesmo em junho podem ser esperados alguns dias quentes e deve ser o caso deste ano. Quando há período quente mais prolongado em maio após dias frios há a ocorrência do chamado veranico de maio, mas ele não ocorre todos os anos.

A MetSul espera um outono com predomínio de dias agradáveis, com marcas perto ou acima das médias históricas na maior parte da estação. Os episódios de frio tendem a ser pontuais até maio, eventualmente fortes pela condição atual de La Niña que não raro traz um evento de frio intenso mais cedo, mas não deve ser esperado frio persistente ou prolongado em grande parte deste outono.

Outra marca é a diferença de temperatura da noite para o dia. “Trata-se de um dos períodos com maior amplitude térmica e que proporciona aumento nos dias de nevoeiro, especialmente a partir de maio”, destaca a meteorologista Estael Sias. Com frequência, a temperatura pode variar até 20ºC ou mais no mesmo dia.

O Oeste e o Sudoeste do Estado têm maior propensão a ter temperatura média mais baixa nas madrugadas. “Muitas vezes frentes frias avançam e as marcas nos termômetros que podem estar acima de 30ºC imediatamente antes da chegada da frente podem cair para valores entre 0ºC e 10ºC em poucas horas”, alerta Estael.
Fonte: Kelly Wirganovicz / JornalismoBarrilFM com informações CP
Fotos
Comentários