Frederico Westphalen sediará Centro de Operações e Videomonitoramento Integrado na região
Secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, apresentou o Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM) para prefeitos
Publicado em 27 de julho de 2018
Compartilhar
A- A A+
O município de Frederico Westphalen vai ser a sede da regional do Centro de Operações e Videomonitoramento Integrado. O anúncio foi feito pelo secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, nesta quinta-feira (26/07) no auditório da URI.

Os centros regionais reúnem as imagens que vêm das câmeras de videomonitoramento nas ruas das cidades de uma determinada região. A princípio, serão 25 regionais no Estado, funcionando 24 horas por dia. "Precisamos utilizar a tecnologia a nosso favor. Em todos os lugares que utilizam este sistema, a criminalidade reduz drasticamente. Sabemos que existe necessidade de mais efetivo, mas a tecnologia ajuda a amenizar esta demanda", garantiu Schirmer, complementando que serão chamados servidores da reserva da segurança para o serviço dos centros de videomonitoramento.

Este serviço é parte principal de um programa maior do governo do Estado, o Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), que pretende investir na cooperação entre sociedade civil organizada, instituições estaduais, instituições federais e municípios. "A segurança pública precisa trocar informações para ser eficiente no combate à criminalidade", afirmou o secretário.

Além de tratar do SIM, o secretário apresentou indicadores estaduais da violência que apontam a redução de quase todos os tipos de crimes e em todas as regiões do Estado. O prefeito José Alberto Panosso destacou que o município de Frederico Westphalen vai participar do SIM e aderir a todos os esforços para combater a violência. "Nós reconhecemos todos os esforços do Estado neste sentido e sempre estaremos dispostos a contribuir", disse.

Atualmente, as imagens geradas nas câmeras já existentes no município são recebidas e armazenadas em Porto Alegre, com a regional, esse serviço ficará mais próximo.
Além de Frederico Westphalen, participaram do encontro outros prefeitos da Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP). O presidente da associação, Gilson de Carli, prefeito de Liberato Salzano saudou a iniciativa do governo estadual que auxilia na diminuição da criminalidade e pode minimizar problemas, como a falta de efetivo nas polícias.
Fonte: Bruna Casali / Jornalismo/BarrilFM com informações ASCOM
Fotos
Comentários