TRE deve concluir entrega de urnas eletrônicas até à tarde deste sábado
Transporte dos equipamentos começou nesta sexta-feira
Publicado em 05 de outubro de 2018
Compartilhar
A- A A+
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) finaliza neste sábado a distribuição das 27.381 mil urnas eletrônicas (mais 3.158 reservas) - que serão usadas no pleito deste domingo para as 165 zonas eleitorais de todo o Estado. Só em Porto Alegre são 3.011 equipamentos sendo distribuídos. A estimativa é de nesta sexta, cerca de 70% dos equipamentos foram levados para as seções eleitorais localizadas no Centro, zonas Norte, Leste e Sul de Porto Alegre. "A previsão de conclusão de entrega dos equipamentos deverá no sábado à tarde", destacou o coordenador de eleições do TRE, Cássio Vicente Zasso.

Por volta das 7h30min, o movimento de pessoas e 55 veículos (vans, kombis e caminhões de pequeno porte) era intenso no depósito do TRE, na rua Ernesto da Fontoura, no bairro São Geraldo, na zona Norte da cidade. Uma empresa terceirizada, contratada pelo tribunal, ficou responsável pelo carregamento e transporte da urnas lacradas. Antes da ida para a seção eleitoral, funcionários do TRE realizaram uma última conferência do material. Os funcionários da empresa levaram em média dez minutos para realizar o carregamento dos veículos com as urnas eletrônicas.

O trabalho de transporte dos equipamentos que serão utilizados na eleição de domingo envolveu aproximadamente 250 pessoas - a empresa terceirizada, responsável pelo transporte; os fiscais, mesários e técnicos que conferiram o funcionamento das urnas eletrônicas nas seções eleitorais de Porto Alegre. "Na chegada da urna eletrônica na seção de votação, o mesário ou a equipe do cartório eleitoral liga o equipamento para verificar se está funcionando. A ideia é checar se não há nenhum problema de manutenção da urna", acrescentou.

Caso ocorra algum problema, segundo Zasso, o TRE possui um tempo de trocar o equipamento antes de começar a votação. "Fazemos tudo isso para termos certeza de que no domingo a urna vai estar funcionando na hora de começar os trabalhos", explicou.

Conforme Zasso, um total de 1,3 mil urnas eletrônicas com prazo de validade vencido serão descartadas. Elas serão recolhidas nos próximos dias pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo de utilização de uma urna é de dez anos. Os equipamentos que serão usados no domingo de eleição é um modelo de 2006.

O primeiro turno das eleições 2018 (para presidente da República, governador, senador, deputado federal e estadual) acontece no próximo domingo, das 8h às 17h. A previsão é que a divulgação do resultado oficial da disputa seja feita até as 21h30min do mesmo dia.
Fonte: Bruna Casali / JornalismoBarrilFM com informações CP
Fotos
Comentários