TRE faz avaliação positiva das eleições no RS
Dall'Agnol elogiou a ação da Brigada Militar na garantia do clima equilibrado
Publicado em 28 de outubro de 2018
Compartilhar
A- A A+
Quando não havia mais como José Ivo Sartori superar, nas urnas, a diferença de votos do seu adversário Eduardo Leite, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), desembargador Jorge Luís Dall'Agnol, fez a comunicação da vitória do candidato do PSDB sobre o governador, no começo da sua entrevista coletiva no auditório da corte.

Eram 19h07min e, naquele momento, mais de 90% dos votos já haviam sido apurados. A diferença a favor de Leite sobre Sartori superava 300 mil votos e faltavam pouco mais de 200 mil votos para se encerrar a contagem oficial no RS.

Tranquilidade

Logo após, o desembargador fez balanço do processo de votação e ressaltou a grande tranquilidade vista no segundo turno das eleições no RS. Atribuiu o fato ao trabalho realizado pelos servidores da Justiça Eleitoral gaúcha, pelos mesários e a boa orientação repassada aos eleitores.

Dall'Agnol elogiou também a ação da Brigada Militar na garantia do clima equilibrado do pleito. Também não houve filas nas sessões eleitorais, nem reclamações de eleitores com a votação biométrica. Ao todo, afirmou, foram registradas 91 ocorrências policiais e 334 urnas tiveram que ser substituídas (no primeiro turno houve 237 prisões e 669 urnas foram trocadas).

"A partir desta segunda já estaremos trabalhando para as eleições de 2020", anunciou Dall'Agnol, ao se referir à escola de vereadores e prefeitos. Aproveitou para demonstrar a sua satisfação com os eleitores, que no segundo turno "votaram com o espírito desarmado" no Estado na comparação com o primeiro turno.

Fake news

O problema maior ficou por conta da intensidade das fake news nas redes sociais, avaliou o presidente do TRE-RS. "Elas foram as grandes protagonistas dessa eleição, mas nós conseguimos vencer esses obstáculos e até reverter o quadro em apenas três semanas, do primeiro turno até o segundo", disse.

No balanço final da Brigada Militar, sobre o segundo turno, foram contabilizados em todo o RS duas prisões em flagrante e outras 27 por crimes de menor potencial ofensivo (menos de dois anos de prisão). Houve o registro de 18 casos de boca de urna, dois desacatos, e um crime de transporte irregular de eleitor e além de mais outros oito crimes diversos.
Fonte: Bruna Casali / Jornalismo/BarrilFM com informações CorreioDoPovo
Fotos
Comentários