Com novo corte na Capes, Rio Grande do Sul tem 340 bolsas de pesquisa bloqueadas
Publicado em 05 de junho de 2019
Compartilhar
A- A A+
O Rio Grande do Sul está com 340 bolsas de pesquisa de pós-graduação bloqueadas pelo governo federal, 104 a mais do que no último mês. O aumento na quantidade se deve ao anúncio, nesta terça-feira (4), de novos congelamentos na concessão de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Desta vez, o critério para os cortes foi a nota: cursos com avaliação 3 tiveram as vagas bloqueadas para novos estudantes. De acordo com o presidente da Capes, Anderson Ribeiro Correia, os atuais bolsistas não serão afetados.

A nova leva de congelamentos afetou cerca de 65% das vagas dos programas com nota 3 no Estado. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), das 26 bolsas de mestrado e 14 de doutorado, foram canceladas 17 e nove, respectivamente. Na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), o corte atingiu cinco das oito bolsas de mestrado.

Na região central do Estado, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) passou de 52 para 17 vagas de mestrado – corte de 35 bolsas. A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) ficou com oito bolsas de mestrado a menos.

Na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), na zona sul do Estado, foram bloqueadas 22 bolsas de mestrado e uma de pós-doutorado. Já na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o corte chegou a 70%, passando de 10 para três vagas de mestrado.

Nota baixa

Os cursos com duas avaliações nota 3 consecutivas, em 2013 e 2017, e cursos avaliados com nota 4 em 2013 e que caíram para nota 3 em 2017 tiveram 70% das bolsas congeladas. De acordo com a Capes, o critério foi estabelecido com o propósito de alinhar a concessão de bolsas no país à avaliação periódica da entidade, preservando os cursos de pós-graduaçãomais bem avaliados nos últimos 10 anos.

Em maio, em resposta a questionamento da reportagem de GaúchaZH sobre possíveis cortes relacionados às notas dos programas — suspeita que circulava pelos corredores acadêmicos e agora confirmada com este novo corte —, a assessoria do Ministério da Educação (MEC) caracterizou o assunto como "fake news".

Com a nova determinação, estão congeladas mais 2.331 bolsas de mestrado, 335 de doutorado e 58 de pós-doutorado pela Capes no país.

Número de bolsas canceladas por universidade

UFRGS - 17 de mestrado e 9 de doutorado
UFCSPA - 5 de mestrado
UFSM - 35 de mestrado
Furg - 22 de mestrado e 1 de pós-doutorado
Unisc - 8 de mestrado
UFPel - 7 de mestrado

Fonte: Zero Hora
Fotos
Comentários