Inicia hoje o retorno das aulas no RS
Publicado em 08 de setembro de 2020
Compartilhar
A- A A+

Desde o início da pandemia, o Governo do Estado, adotou medidas restritivas como forma de evitar o contágio de Covid-19, entre os gaúchos. Juntamente a presidência brasileira, foi decidido pela suspensão das aulas da rede pública e privada, em todos seus níveis de escolaridade. Diante disso, Governador Eduardo Leite se pronunciou no último sábado, 05, sobre o assunto e assinou decreto que permite o retorno presencial das atividades.

Leite afirmou que o retorno só está liberado para regiões do distanciamento social que estejam em bandeira amarela ou laranja por, pelo menos, duas semanas e que tenham apresentado um plano de contingência. Além disso, será exigido que cada instituição de ensino forneça os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para garantir a segurança e a integridade dos alunos e dos trabalhadores, além de observar o limite de 50% da capacidade de estudantes por sala de aula.

Segundo o professor doutor em Relações Públicas, Rafael Foletto, da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, é que“apesar da política de distanciamento controlado do governo do Estado, a gente segue as determinações da UFSM, dos conselhos da instituição, que estão atentas as normativas estaduais. Contudo, estamos falando de uma instituição multicampi, que em Frederico Westphalen, possuí mais de 1000 estudantes, mais de 100 técnicos-administrativos e professores. Muitos desses estudantes são de outros estados da federação e a maioria depende de uma única forma de transporte para chegar ao campus. Enfim, dadas todas essas circunstâncias, acredito que nesse momento, independente das bandeiras, é inviável o ensino presencial.”

Confira o calendário autorizado pelo Governo do Estado:

08/09/2020: Educação Infantil;

21/09/2020: Ensino Médio e Ensino Superior;

28/10/2020: Ensino Fundamental anos finais;

12/11/2020: Ensino Fundamental anos iniciais.

 

Fonte: Isadora Ferrão/ Jornalismo da Barril FM
Fotos
Comentários