FW: atividades na UPA iniciam hoje
Unidade terá  capacidade de 150 atendimentos por dia
Publicado em 15 de março de 2021
Compartilhar
A- A A+

A Unidade de Pronto Atendimento de Frederico Westphalen (UPA 24h) começa a receber os primeiros atendimentos a partir desta segunda-feira, 15. A Unidade atenderá pacientes de Frederico Westphalen e municípios da microrregião.

Estrutura


A UPA 24 HORAS conta com sala de recepção com espaço para 25 pacientes. Sala de triagem, três consultórios médicos, sendo um deles para exames diferenciados. Além destes ambientes, sala de Raio X com equipamento de última geração, sala de farmácia, salas de curativos, inalação, medicação, emergência, coletas de exames laboratoriais e outros ambientes para atendimento de urgência.  A UPA conta com leitos de observação pediátrica e leitos adultos – totalizando sete leitos. A capacidade é de 150 atendimentos por dia.

O Posto Ayres seguirá sendo a unidade de saúde referência para atender pacientes com sintomas de Covid-19.

Quando procurar a UPA 24 HORAS


Os atendimentos da Unidade são de urgência e emergência, um meio-termo entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Hospital Divina Providência (HDP), porém, com mais recursos do que um posto de saúde.

A UPA 24 HORAS vai desafogar os atendimentos de urgência e emergência do HDP, por isso a população deve buscar atendimento, primeiro, na Unidade. Nos casos de chamado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os profissionais farão uma triagem e decidirão se o paciente deverá ser encaminhado ao HDP ou à UPA 24 HORAS.

A rapidez com que o paciente é atendido depende da gravidade do risco, e não da ordem de chegada. O funcionamento é diário, 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

A unidade está preparada para atender os casos de urgência (situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento) e emergência (quando há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, havendo necessidade de tratamento médico imediato).

Profissionais


A UPA 24 HORAS conta com dez médicos, cinco enfermeiras, 17 técnicos de enfermagem, cinco profissionais de farmácia, sete recepcionistas, três pessoas que trabalham na higienização, duas na copa e um na administração.

Fonte: Helena Knob/ Jornalismo Barril FM
Fotos
Comentários