Outono começa neste sábado no RS com chance de temperaturas acima da média histórica
Uma vez que a estação começa com La Niña, existe a chance de algum episódio de frio intenso mais cedo
Publicado em 19 de março de 2021
Compartilhar
A- A A+

O outono começará às 6h38min deste sábado, 20, e, normalmente, caracteriza-se como uma estação de transição do calor do verão para o frio do inverno. A MetSul espera um outono com predomínio de dias agradáveis, com temperaturas próximas ou acima da média históricas na maior parte da estação no Rio Grande do Sul. Os episódios de frio tendem a ser mais pontuais, eventualmente fortes. 

Uma vez que a estação começa com La Niña, existe a chance de algum episódio de frio intenso mais cedo. Mesmo a neve é um fenômeno que não se pode afastar ocorra mais cedo em 2021, a despeito de somente em curtíssimo prazo ser possível prever. A tendência, entretanto, é que não ocorra frio persistente ou prolongado em grande parte deste outono. 

A chegada do período, portanto, não significa que o calor ficará para trás, conforme a MetSul. Alguns dias quentes são normais em abril e maio, o que deve ocorrer agora em 2021. Mesmo em junho podem ser esperados alguns dias com altas temperaturas e deve ser o caso também desse ano. Quando há período quente mais prolongado em maio após dias frios há a ocorrência do chamado "veranico de maio", mas ele não ocorre todos os anos. 

Os três períodos 

O outono, em regra, possui três períodos. No primeiro, até o fim da primeira quinzena de abril, costumam prevalecer as marcas mais elevadas nos termômetros com períodos esporádicos de calor mais forte. Na segunda metade de abril se dá o segundo, quando a frequências de dias amenos ou frios aumenta e já podem ocorrer, dependendo do ano, até algumas noites com geada. Este período perdura até a metade de maio, quando tem início o terceiro com características climáticas já próximas daquelas observadas no inverno. 

Outra marca do outono é a grande diferença de temperatura da noite pro dia. “Trata-se de um dos períodos do ano com maior amplitude térmica e que também proporciona um aumento nos dias de nevoeiro, especialmente a partir de maio”, destaca a meteorologista Estael Sias. Com frequência, sob condições de céu limpo e ar seco, a temperatura pode variar até 20ºC ou mais no mesmo dia, o que força o uso de roupas mais pesadas no começo da manhã e vestuário mais leve no período da tarde.

Chuva abaixo da média no RS 

O outono caracteriza-se ainda por uma mudança no regime de chuva. Enquanto no verão as precipitações se originam mais de nuvens carregadas que se formam pelo calor e a umidade alta, a partir do outono a chuva passa a ter como causa principal a passagem de frentes frias e centros de baixa pressão. Em junho, não raro, se produz a atuação de frentes quentes, muito menos comuns aqui que as frentes frias e que quando ocorrem trazem altos volumes de chuva e ainda temporais com muitos raios e, principalmente, granizo. 

Fonte: Com informações do CP
Fotos
Comentários