Estado começa a vacinar parte da população com 69 anos, todos entre 70 e 72 anos, além de quilombolas
Todas as coordenadorias regionais de saúde receberão as doses até o meio-dia da terça, dia 23
Publicado em 22 de março de 2021
Compartilhar
A- A A+

Na tarde desta segunda-feira, 22, começam a ser distribuídas, às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), as 322.050 doses de vacinas contra o coronavírus recebidas sábado, 20, pelo Estado.

Em reunião virtual com gestores municipais, representados pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), realizada neste domingo, 21, a Secretaria da Saúde (SES) definiu que as doses deverão ser aplicadas em 100% dos idosos de 70, 71 e 72 anos; 100% da população quilombola e em 34% das pessoas de 69 anos no Rio Grande do Sul.

“Até as 12h da próxima terça-feira (dia 23) todas as coordenarias regionais já estarão com as vacinas e eu peço a celeridade dos municípios na aplicação, até com forças-tarefa, pois temos que correr para ampliar o número de pessoas vacinadas no Estado”, afirmou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

“O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o isolamento social e as vacinas são as estratégias para proteger a população no enfrentamento à pandemia, por isso faço um chamamento especial aos gestores para imporem um ritmo acelerado à vacinação”, acrescentou.

O mais recente lote de vacinas recebido pelo Estado, enviado pelo Ministério da Saúde no sábado, 20, era formado por 285.800 doses de CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, e 36.250 da Oxford/AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz.

Em outro ponto de pauta, sobre a escassez de medicamentos para intubação de pacientes graves de Covid-19 em UTI, foi decidido que será enviado um documento conjunto dos gestores municipais e estadual de saúde pedindo medidas urgentes do Ministério da Saúde. “Precisamos de uma atitude mais rápida, mais ágil do ministério para atendermos hospitais e pronto atendimentos”, afirmou a secretária.

Fonte: Helena Knob/ Jornalismo Barril FM
Fotos
Comentários