Morre aos 99 anos o príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II
Duque de Edimburgo havia passado por cirurgia no coração no mês passado
Publicado em 09 de abril de 2021
Compartilhar
A- A A+

O Palácio de Buckingham anunciou nesta sexta-feira, 9, a morte do príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II. O duque, que voltou ao Castelo de Windsor há três semanas após um mês no hospital para uma cirurgia cardíaca, faleceu dois meses e um dia antes de seu centésimo aniversário.

"Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor. A Família Real junta-se a pessoas de todo o mundo no luto por sua perda. Novos anúncios serão feitos oportunamente", afirmou Buckingham em comunicado.

Bandeiras em edifícios históricos na Grã-Bretanha foram colocadas a meio mastro quando um período de luto foi anunciado. A saúde do Duque vinha se deteriorando lentamente há algum tempo – ele renunciou seus compromissos reais em maio de 2017 e, em 2018, passou por uma cirurgia do quadril. Em fevereiro deste ano, ele foi internado no Hospital privado King Edward VII em Marylebone por precaução depois de se sentir mal. Na sequência, foi submetido a uma operação cardíaca, realizada no Hospital St Bartholomew, na cidade de Londres, no mês passado.

Trajetória 

Philip nasceu em 10 de junho de 1921, em Corfu, Grécia, membro de uma linhagem real. Seu pai era o Príncipe André da Grécia e Dinamarca, filho mais novo do Rei George I dos Helenos. Sua mãe era a princesa Alice, que era a filha mais velha de Louis Alexander Mountbatten, primeiro marquês de Milford Haven, e da princesa Victoria de Hesse e do Reno, neta da rainha Victoria. Criado principalmente na Grã-Bretanha, Philip foi educado na Escócia e na Inglaterra.

Em 28 de fevereiro de 1947, Philip tornou-se súdito britânico, renunciando ao seu direito aos tronos grego e dinamarquês e assumindo o sobrenome de sua mãe, Mountbatten. Seu casamento com sua prima distante, a Princesa Elizabeth, ocorreu na Abadia de Westminster em 20 de novembro daquele mesmo ano. Na véspera, ele foi designado alteza real e foi nomeado um Cavaleiro da Jarreteira, Barão de Greenwich, conde de Merioneth e duque de Edimburgo. O primeiro filho do casal, Charles, nasceu em 1948. Depois, vieram Anne Elizabeth Alice Louise (1950), Andrew Albert Christian Edward (1960) e Edward Anthony Richard Louis (1964).

Fonte: Com informações do CP
Fotos
Comentários