Consórcio prepara a implantação do estacionamento rotativo em FW
O Consórcio Westphalen, de Londrina (PR), dispõe de 45 dias, a partir da assinatura do contrato, para organizar os equipamentos e realizar o mapeamento da área onde o serviço será implantado.
Publicado em 09 de julho de 2026
Compartilhar
A- A A+

A implantação do sistema de estacionamento rotativo em Frederico Westphalen segue em andamento pela empresa vencedora da licitação. De acordo com o secretário municipal de Coordenação e Planejamento, engenheiro civil Valdenir Cadore, o Consórcio Westphalen, de Londrina (PR), dispõe de 45 dias, a partir da assinatura do contrato, para organizar os equipamentos e realizar o mapeamento da área onde o serviço será implantado.
“A empresa, em conjunto com a Seplan, está providenciando as placas de sinalização e o mapeamento das áreas que receberão a identificação das vagas, para que seja possível iniciar a instalação dos parquímetros”, explicou Cadore.
Outro aspecto considerado pela Administração Municipal e pela empresa é a conclusão das obras de saneamento básico executadas pela Corsan na principal área comercial da cidade. “Precisamos que essas intervenções sejam concluídas antes da instalação dos parquímetros, evitando a necessidade de remoção dos equipamentos. A instalação deve ser definitiva”, salientou o secretário.
Segundo Cadore, o cronograma está em conformidade com o contrato firmado com o Consórcio Westphalen, formado pelas empresas Lapaza Empreendimentos Ltda., responsável por 60% da operação, e Mobilis Tecnologia S/A, com participação de 40%, e segue de acordo com a legislação municipal.
O sistema contará com 2.220 vagas e com uma Central de Atendimento ao Usuário na região central da cidade. A arrecadação proveniente da utilização das vagas pertencerá ao Município.

O novo modelo de estacionamento rotativo utilizará uma plataforma tecnológica integrada, composta por parquímetros inteligentes (fotos), aplicativo para smartphones, portal na internet, equipamentos de autoatendimento, sistemas de fiscalização eletrônica e softwares de gestão.
Os usuários poderão adquirir créditos por diversos meios de pagamento, incluindo PIX, cartões de crédito e débito, moedas e carteiras digitais vinculadas ao aplicativo oficial do sistema.

Outro diferencial será a fiscalização eletrônica por meio da leitura automática de placas. Veículos equipados com câmeras inteligentes e tecnologia OCR auxiliarão no monitoramento das vagas, proporcionando maior eficiência na fiscalização e no cumprimento das regras de utilização do estacionamento rotativo

Fonte: Mariana Della Méa Correa - Informações ASCOM FW
Fotos
Comentários