As equipes de emergência continuam nesta terça-feira (11) as buscas por sobreviventes após o forte terremoto que atingiu o oeste da Colômbia na segunda-feira (10). O tremor, de magnitude 7,4, provocou desabamentos e deixou um grande número de pessoas feridas e presas sob os escombros.
O número de mortos chegou a pelo menos 179, de acordo com os balanços divulgados pelas autoridades locais durante a manhã. O total, no entanto, ainda pode aumentar à medida que as equipes avançam nas áreas atingidas.
Cali e Pereira estão entre as cidades mais afetadas. Em Cali, a prefeitura informou 95 mortes, além de 949 feridos e 239 pessoas ainda presas nos escombros. Pereira também registrou dezenas de vítimas e destruição em áreas residenciais.
O terremoto atingiu principalmente a região oeste do país e provocou danos em prédios, hospitais, casas e outras estruturas. Em Manizales, uma das torres de uma catedral histórica sofreu danos durante o tremor.
As operações de resgate avançaram durante a noite. Policiais, militares, bombeiros e voluntários trabalham com máquinas pesadas e também manualmente para localizar pessoas que possam estar sob os escombros.
Em algumas áreas, moradores precisaram deixar suas casas por causa dos riscos provocados pelos danos estruturais. Hospitais também foram afetados, dificultando o atendimento aos feridos.
O terremoto é considerado um dos mais graves registrados na Colômbia nas últimas décadas. Com o trabalho de resgate ainda em andamento e novos levantamentos sendo realizados, as autoridades alertam que o número de vítimas pode sofrer novas alterações.