Com o início oficial da campanha eleitoral para as Eleições 2026, em 16 de agosto, os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul também intensificaram a disputa pela atenção dos eleitores nas redes sociais. No Instagram, os quatro principais postulantes ao Palácio Piratini analisados adotam estratégias distintas para ampliar a visibilidade e apresentar propostas.
Entre publicações de campanha, vídeos, críticas aos adversários e conteúdos pessoais, Gabriel Souza (MDB), Juliana Brizola (PDT), Luciano Zucco (PL) e Marcelo Maranata (PSDB) vêm utilizando a plataforma como uma das principais ferramentas de comunicação com o eleitorado.
Gabriel Souza
O vice-governador Gabriel Souza publicou 27 conteúdos no Instagram desde o início da campanha. O perfil reúne cerca de 97,4 mil seguidores.
Entre os assuntos abordados estão agricultura familiar, propostas de governo e críticas à polarização entre direita e esquerda. Gabriel também tem direcionado críticas a Juliana Brizola, questionando a proximidade da candidata com o PT.
Outra estratégia utilizada pelo candidato é a divulgação de conteúdos ao lado do governador Eduardo Leite (PSD), além de publicações que mostram sua atuação política e propostas para o Estado.
Juliana Brizola
Juliana Brizola realizou pelo menos 30 publicações no período analisado. O perfil da candidata conta com aproximadamente 105 mil seguidores.
A candidata destaca em seus conteúdos a atuação profissional na área de segurança pública e também utiliza com frequência a imagem do avô, o ex-governador Leonel Brizola, como referência política.
Juliana reforça a intenção de manter o legado do avô e também destaca iniciativas relacionadas à educação. A candidata costuma ainda compartilhar depoimentos de eleitores e registros de atividades de campanha.
Luciano Zucco
Com cerca de 820 mil seguidores, Luciano Zucco é o candidato com maior número de seguidores entre os quatro perfis analisados. Desde o início da campanha, foram 32 publicações.
O candidato do PL utiliza a rede social para divulgar compromissos de campanha, vídeos com apoiadores e conteúdos relacionados ao partido. Também compartilha materiais ligados ao senador Flávio Bolsonaro e pesquisas eleitorais que apresentam resultados favoráveis à sua candidatura.
Nas publicações, Zucco também faz críticas aos adversários. Juliana Brizola é frequentemente chamada de “candidata do Lula”, enquanto Gabriel Souza é associado ao “continuísmo”.
Marcelo Maranata
Marcelo Maranata publicou 20 conteúdos desde o início da campanha e possui cerca de 84 mil seguidores no Instagram.
O candidato do PSDB aposta em uma comunicação mais informal, com vídeos mostrando a rotina de campanha, momentos com familiares e atividades nas ruas.
Maranata também destaca em seu perfil a experiência como ex-prefeito de Guaíba e evita, até o momento, concentrar suas publicações em críticas aos adversários, priorizando a divulgação da própria campanha.
Redes sociais ganham espaço na disputa
A movimentação dos candidatos mostra como as redes sociais se tornaram um dos principais espaços de comunicação durante a campanha eleitoral. Além da divulgação de propostas e agendas, os candidatos utilizam o Instagram para reforçar suas identidades políticas, dialogar diretamente com eleitores e marcar posição diante dos adversários.
Com o avanço da campanha, a tendência é que a disputa pelo alcance e pelo engajamento nas plataformas digitais ganhe ainda mais importância na corrida pelo governo do Rio Grande do Sul.