JBS se pronuncia sobre reajustes operacionais
É descartada a possibilidade de fechamento da unidade de Frederico Westphalen
Publicado em 18 de julho de 2017
Compartilhar
A- A A+
Após ter alguns setores paralisados, a JBS unidade de Frederico Westphalen retirou no sábado máquinas do setor de produtos industrializados – presunto, salame, bacon, calabresa. Em contato com Edilson Luiz Vieira Sarmento, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carne e Soja de F.W (Sintricas), ele destacou que aproximadamente 800 colaboradores integram a empresa e que a mesma já havia protocolado demissões junto ao sindicato há aproximadamente 10 dias e que o número inicial de demissões seria de 180 porém após negociação esse número caiu para 112.

Quanto as máquinas que estão expostas no pátio da unidade, elas são novas e fazem parte do montante do valor investido nos últimos meses na empresa. A expectativa é de que elas sejam levadas ainda hoje para outras unidades. Hoje o frigorífico de Frederico Westphalen abate em torno de 1.600 suínos por dia, 400 a menos do que no ano passado quando se abatia 2.000. Porém a expectativa é de que a partir da próxima semana será protocolado um aumento dessa quantidade.

Segundo Edilson, o sindicato solicitou junto a empresa uma garantia em ata que os colaboradores que fossem demitidos tenham seus direitos preservados, que nos casos onde fosse possível transferência de setor ou até mesmo de unidade que ela fosse tomada e que em um futuro próximo quando abrisse vagas esses colaboradores pudessem ser recontratados.

O Departamento de Jornalismo da Barril FM entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da JBS que repassou o posicionamento da companhia: "A JBS informa que a unidade de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, continua operando normalmente a linha de produção de abates que emprega 80% dos colaboradores da unidade. A Companhia esclarece que, em razão de ajustes operacionais, as atividades de industrialização de produtos à base de carnes e seus derivados serão transferidas para outras Unidades".

Foto: BrunaCasali
Fonte: Barril FM/Jornalismo
Fotos
Comentários