TRE-RS começa a convocar eleitores para trabalhar como mesários nas eleições
Mais de 100 mil eleitores devem ser chamados para auxiliar a Justiça Eleitoral durante o pleito no Estado
Publicado em 28 de agosto de 2026
Compartilhar
A- A A+

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) iniciou o processo de convocação dos eleitores que deverão atuar como mesários nas eleições de outubro. Em todo o Estado, mais de 100 mil pessoas devem ser chamadas para auxiliar a Justiça Eleitoral durante o pleito.

As convocações estão sendo realizadas por três canais: correspondência enviada pelos Correios, e-mail ou WhatsApp. Para quem receber a mensagem, o TRE-RS orienta que a confirmação seja feita por meio do portal JE Digital, como forma de verificar se o contato realmente partiu da Justiça Eleitoral.

Nos casos em que a convocação for encaminhada por e-mail, há uma orientação específica: o TRE-RS informa que só envia esse tipo de comunicação para eleitores que autorizaram previamente o recebimento de mensagens eletrônicas.

Quem ainda tiver dúvidas sobre a autenticidade da convocação também pode buscar esclarecimentos pelo telefone 148. O serviço atende ligações de qualquer município do Rio Grande do Sul, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

A atuação dos mesários é considerada fundamental para o funcionamento das eleições. Esses eleitores auxiliam na organização das seções, orientam o público durante a votação e colaboram para que o processo eleitoral ocorra de maneira organizada e segura.

Segundo o TRE-RS, a participação dos mesários também contribui para a transparência e a legitimidade das eleições, desempenhando uma função importante no funcionamento da democracia.

Fonte: * Vanessa Onci com informações do TRE-RS
Fotos
Comentários