Chapecó também foi alvo da Operação Aquarius
Polícia Civil também cumpriu mandados de busca e apreensão em Florianópolis, São José, Joinville e Araquari
Publicado em 19 de julho de 2017
Compartilhar
A- A A+
A Polícia Civil de Santa Catarina participa de uma operação nacional para prender envolvidos no jogo da Baleia Azul - iniciativa ilegal de criminosos que busca impor desafios violentos a adolescentes por meio da internet. A ação, centralizada pela polícia do Rio de Janeiro, ocorre em pelo menos nove Estados do país. Em SC, os policiais cumprem sete mandados de busca e apreensão em cinco municípios: Chapecó (três), Florianópolis, São José, Joinville e Araquari.

Coordenada pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, a operação Aquarius apreendeu dispositivos eletrônicos e documentos com dados sobre os crimes em Chapecó e em Joinville na manhã desta terça (18). Nessas regiões, algumas vítimas e suspeitos de envolvimento com o jogo foram levados para prestar depoimento, mas até agora ninguém foi preso. Em Joinville, a polícia investiga uma mulher de apenas 18 anos que suspeita de ser curadora do jogo.

De acordo com o delegado Alexandre Kale, diretor de Inteligência, durante as investigações a polícia chegou a atender um caso de uma criança que se machucou após tentar suicídio por conta do jogo no Oeste. Em cada uma das casas investigadas, ao menos dois agentes da área de Tecnologia da polícia estiveram presentes para colher provas em dispositivos.

Em Florianópolis as buscas foram em uma residência no bairro Coqueiros. Em São José as diligências ocorreram no bairro Forquilhinhas, onde um adolescente de 14 anos com profundo conhecimento de informática residia. Segundo a Polícia Civil, com uma identidade falsa ele ingressava em redes sociais e, reativando contas ou clonando outras, participava do jogo. Esse adolescente, de acordo com os investigadores usava o sistema chamado Proton Mail, conhecido pela sua segurança de criptografia e por ter sido noticiado que era utilizado inclusive por Edward Snowden, ex-agente da inteligência dos EUA que divulgou detalhes dos programas de vigilância americanos.

— As investigações estão avançando — destacou Kale sobre a apuração.

Além de Santa Catarina, a ação ocorre no Amazonas, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. Ao todo são 24 mandados de busca e um de prisão no RJ.
Fonte: Diário Catarinense
Fotos
Comentários