O Rio Grande do Sul está sob alerta laranja de perigo para tempestades nesta terça-feira (29), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão indica chuva forte, trovoadas, ventos de até 100 km/h e possibilidade de granizo em diferentes áreas do Estado.
A instabilidade é provocada pela atuação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical formado entre o Uruguai, o Rio Grande do Sul e o oceano Atlântico. O sistema favorece a ocorrência de grandes volumes de chuva e rajadas de vento.
No decorrer do dia, a previsão é de chuva acompanhada de trovoadas em praticamente todo o Rio Grande do Sul. A instabilidade também deve atingir a região de Frederico Westphalen e o Médio Alto Uruguai.
Em Frederico a temperatura mínima prevista é de 20°C. A chuva e as trovoadas também devem ocorrer em Santa Catarina e no sudoeste, sul e sudeste do Paraná.
O Inmet orienta a população a ficar atenta durante a ocorrência das tempestades, especialmente em áreas sujeitas a alagamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.