Democratas conquistam maioria no Congresso dos EUA e impõem derrota eleitoral a Trump
Resultado das eleições de meio de mandato muda o equilíbrio de forças em Washington e deve dificultar a aprovação de propostas do presidente nos próximos dois anos.
Publicado em 04 de novembro de 2026
Compartilhar
A- A A+

O Partido Democrata conquistou a maioria na Câmara dos Representantes e no Senado dos Estados Unidos nas eleições legislativas realizadas nesta terça-feira (3). A vitória da oposição representa uma derrota política para o presidente Donald Trump, que passa a enfrentar um Congresso controlado pelos adversários durante a segunda metade de seu mandato.

Na Câmara dos Representantes, os democratas ultrapassaram o número necessário de cadeiras para garantir a maioria. No Senado, a legenda também conquistou vantagem, chegando a pelo menos 54 das 100 vagas, conforme os resultados divulgados nesta quarta-feira (4).

A votação foi considerada um teste à popularidade de Trump, que participou diretamente da campanha republicana e pediu apoio aos candidatos de seu partido. Entre os principais temas que marcaram a disputa estavam o custo de vida, a situação econômica do país e a política externa do governo.

Com a nova composição do Congresso, os democratas terão maior poder para barrar projetos, dificultar a aprovação de medidas defendidas pelo presidente e ampliar a fiscalização sobre a administração federal. A oposição também poderá conduzir investigações parlamentares envolvendo o governo.

A mudança no Legislativo, no entanto, não retira Trump da Presidência. O republicano permanece no cargo até o fim do mandato, mas terá de negociar com uma oposição que passa a controlar as duas Casas do Congresso.

Após a divulgação dos resultados, Trump comentou a derrota nas redes sociais e afirmou que, caso seu nome estivesse nas cédulas, os republicanos teriam vencido com ampla vantagem.

Os novos parlamentares assumem os cargos em janeiro de 2027. O resultado das eleições também passa a influenciar o cenário político norte-americano com vistas à disputa presidencial de 2028.

Fonte: * Vanessa Onci com informações da Folha de S.Paulo
Fotos
Comentários