Transformação digital do Brasil é tema de Consulta Pública
Uma das propostas do governo é levar banda larga a 25 mil escolas públicas
Publicado em 01 de agosto de 2017
Compartilhar
A- A A+
O ministrio da Cincia, Tecnologia, Inovaes e Comunicaes (MCTIC) recebe, de hoje (1) at o dia 31 de agosto, contribuies em uma consulta pblica sobre a Estratgia Brasileira para a Transformao Digital. O documento-base da estratgia est disponvel para quem se cadastrar para participar da consulta.

" uma consulta que visa adaptar o Brasil ao mundo digital, que a cada ano se renova. Queremos que, de maneira efetiva, possa agilizar e preparar o pas para uma permanente mudana, num momento em que a bola da vez a Internet das Coisas", destacou o ministro da pasta, Gilberto Kassab, durante o lanamento da consulta. A Internet das Coisas (em ingls, Internet of Things IoT) a rede de objetos que se comunicam e interagem de forma autnoma, via internet.

A proposta de estratgia digital foi elaborada por um grupo interministerial que debateu o tema em 18 reunies. Cerca de 130 especialistas foram ouvidos pelo governo durante a elaborao. Aps inserir as contribuies da populao, o documento, que servir de parmetro para uma norma, deve ser encaminhado at o final do ano para a Casa Civil.

Kassab afirmou os avanos da tecnologia tambm mudam a relao das pessoas com o emprego. "O mundo comea a se preparar para viver uma fase de mais avanos, mais tecnologia e menos empregos, fazendo com que a gente possa definir a vida das pessoas em funo dessa nova circunstncia. Daqui para frente, as pessoas trabalham menos, para que mais pessoas possam trabalhar: vo poder cuidar mais das suas vidas pessoais, vo poder dar mais ateno a seus filhos, cuidar melhor da sua sade. Em funo dessas transformaes [digitais], o Brasil, com algum atraso, tenta fazer com que adaptaes aconteam", disse o ministro.

O uso de dados digitais pode ser usado para criar ou modificar os negcios. Segundo a equipe que elaborou o documento, entre 2005 e 2012, o fluxo de dados no mundo aumentou 40 vezes. "Os britnicos, por exemplo, declaram ser uma economia movida por dados", diretora do Departamento de Polticas e Programas Setoriais em Tecnologia da Informao e Comunicaes, Miriam Wimmer.

Alm de igualar as polticas de tecnologia do pas s globais, a estratgia contribui para a recuperao da competitividade brasileira, segundo o secretrio de Poltica de Informtica do ministrio, Maximiliano Martinho. " utilizar as Tecnologias de Informao e Comunicao (TICs) para vencer os desafios que o Brasil tem em termos de competitividade e produtividade. Se analisarmos, nos ltimos 3 ou 4 anos, o Brasil perdeu competitividade, afirmou."

Entre as propostas destacadas pelo governo est a de levar banda larga a 25 mil escolas pblicas. A velocidade da conexo ser definida a partir do porte da instituio. Diagnstico produzido durante a elaborao da estratgia digital mostrou que 59% das escolas pblicas de ensino bsico tm acesso internet, sendo 24% delas na regio rural.

Tambm h propostas de melhorar a conectividade de empresas de telemarketing, favorecendo a excelncia nos negcios desse tipo de companhia, e de ampliar para 2 mil indicaes de servios no portal do governo federal e, ainda, investir em 200 startups digitais por ano.

O diretor do Departamento de Temas Cientficos e Tecnolgicos do Ministrio das Relaes Exteriores (MRE), embaixador Benedicto Fonseca, destacou a necessidade de uma poltica unificada no campo digital." um momento necessrio para que um instrumento como esse, que confere organicidade s aes de governo e que indique rumos em relao s TICs em favor do desenvolvimento social e econmico, seja pensado. Se notou como h, em cada setor do governo e da sociedade, iniciativas importantes sendo conduzidas de maneira independente, esparsa. No s nos habilita na discusso internacional, mas identifica reas que vamos priorizar", declarou.
Fonte: Agência Brasil
Fotos
Comentários