Reunião da AMZOP discute falta de repasses para o setor da saúde
As dificuldades enfrentadas pelos gestores foram explanadas aos representantes do Governo
Publicado em 04 de agosto de 2017
Compartilhar
A- A A+
Boa parte dos prefeitos que integra a Associação dos Municípios da Zona da Produção atendeu ao chamado da direção da Associação, para uma reunião de trabalho que ocorreu na tarde de quinta-feira (3), na sede em Seberi.

Por solicitação do presidente Gilson de Carli, de Liberato Salzano, no início dos trabalhos o presidente Ezequiel Pasquetti abriu espaço para que um dos diretores da empresa ISAU- Indústria de Sucos Alto Uruguai, explicasse aos gestores municipais a forma de atuação da empresa, e do interesse da mesma em expandir a área de abrangência, especialmente na formação de parcerias com agricultores.

Os chefes dos executivos demonstraram interesse no projeto, ficando consignado de que todo o cronograma estará disponível na sede da Amzop, que por sua vez irá repassar aos municípios.

Esteve presente o delegado regional da 15ª Coordenadoria Regional da Saúde de Palmeira das Missões, Dorival Werkhausen, que explanou a forma como está funcionando a pasta no atual governo, oportunidade em que os prefeitos se revezaram ao microfone reclamando a falta de repasse de recursos aos municípios, que cada vez mais têm assumido obrigações que não são suas, sem contar a carência de especialidades na região, o que tem obrigado que pacientes percorram grandes percursos atrás de atendimento, o que é desumano aos cidadãos e bastante oneroso aos cofres públicos.

Uma terceira questão posta sobre a mesa de discussões disse respeito à necessidade de serem providenciadas reformas estruturais no prédio que hoje abriga a sede da Associação, especialmente no telhado, o que foi aprovado por unanimidade.

Constava também na ordem do dia a possibilidade de que os prefeitos, de forma uníssona, elaborassem uma pauta de reivindicações a serem enviadas ao governo do Estado.

Nesse momento mais uma vez, em coro, eles reclamaram do governo, indicando de que pouco ou quase nada adiantaria elaborar pauta, sabendo que isso facilmente seria engavetado em Porto Alegre.

De qualquer forma o presidente Ezequiel disse que irá remeter à Capital uma relação de reivindicações da região, e que postulará para breve a presença da Casa Civil para reunião na sede da Amzop, quando será possível exercer uma pressão mais consistente com vistas a cortejar os interesses coletivos do Norte do Estado.

Presidente Ezequiel comandou os trabalhos.
Prefeitos, vices e assessores trataram de assuntos de interesse coletivo.
Fonte: AI/AMZOP
Fotos
Comentários