ACI divulga levantamento da inadimplência dos consumidores de FW
Os dados do SCPC apontam o perfil dos devedores e o resultado positivo de renegociações\r\n\r\n
Publicado em 10 de agosto de 2017
Compartilhar
A- A A+
Preocupada com o volume de inadimplentes na cidade de Frederico Westphalen, a Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços está reforçando aos associados a importância do registro de inadimplência. De acordo com a base de dados do SCPC, são mais de 10.000 restrições, levando em consideração que a população dos municípios vizinhos também é consumidora do mercado frederiquense que é um polo comercial da região.

Os dados obtidos no mês de junho deste ano apontam que, mensalmente, são mais de 300 consumidores que vem até a ACIFW para verificar a situação cadastral. De acordo com o diretor da unidade do SCPC da Associação, Jamél Younes, a meta é atrair um número ainda maior de consumidores até a entidade para verificar a situação, identificar os débitos, possibilitando a quitação destes.

Apesar do grande número de inadimplentes, 44,5% das pessoas que buscam informações no balcão da entidade e identificam alguma restrição, conseguem regularizar as suas dívidas, junto ao seu credor, no mesmo mês da consulta. A recuperação é ainda mais rápida e efetiva quando os lojistas tomam a iniciativa de cadastrar no banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito - SCPC, com índices superiores a 60%.

Mesmo sendo apenas uma restrição, quanto antes o comerciante registrar, maior será a recuperação, comenta o diretor do SCPC da ACIFW, Jamél Younes. Com o registro no SCPC os lojistas locais conseguem recuperar seus créditos e os clientes ficam novamente habilitados ao consumo, sem restrições no mercado. “Com esse hábito a o município vai ganhando fôlego para enfrentar as intempéries da economia, enquanto os setores do comércio e da indústria se fortalecem, contribuindo para manter o desenvolvimento da cidade”, observa Jamél.

Ainda segundo a base de dados do SCPC, 54% dos devedores no município de Frederico Westphalen, são do sexo masculino, enquanto o restante, 46%, do sexo feminino. Acompanhando este cenário, foram identificados os principais motivos dos consumidores do comercio frederiquense não pagarem suas dívidas. Dentre esses, estão o atraso no pagamento dos salários e aposentadoria, despesas extras com serviços, saúde e educação, empréstimo de nome a terceiros, descontrole financeiro, desemprego e esquecer de realizar o pagamento.

Entre os principais segmentos nos quais os inadimplentes no município de Frederico Westphalen estão em atraso com o pagamento das dívidas, estão o de vestuário e calçados, cartão de crédito, pagamentos de contas diversas (serviços, escolas, saúde em geral, etc.); contas de concessionárias (água, luz, telefone, etc.), alimentação (supermercados, restaurantes, etc.), móveis e eletrodomésticos; empréstimos e financiamentos incluindo pagamento de veículos e casa própria, aponta a pesquisa.

A criação de políticas de crédito condizentes para minimizar o problema da inadimplência, favorece o empresário, neste sentido a ACIFW disponibiliza os serviços do SCPC para auxiliar com soluções para análise, concessão e recuperação de crédito. “Se você que está lendo esta matéria está entre os 10 mil inadimplentes, ou conhece alguém nesta situação, saia da estatística. A ACIFW orienta que este é o melhor momento para quitar suas dívidas, não deixe para depois, corte o mal pela raiz, saia do restritivo, pois o seu Crédito é o seu maior patrimônio.”
Fonte: ACI/FW
Fotos
Comentários