Contingenciamento orçamentário das universidades federais é pauta de reunião na Assembleia
Reitores e pró-reitores de universidades e institutos federais de educação participaram de encontro realizado ontem, em Porto Alegre
Publicado em 17 de agosto de 2017
Compartilhar
A- A A+
O reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann, participou, ontem (16), de uma reunião promovida pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Edegar Pretto. Na pauta do encontro, a redução orçamentária e o contingenciamento das verbas destinadas a investimentos e custeios das universidades e institutos federais instalados no estado. Participaram do encontro, reitores e pró-reitores de 11 instituições de ensino superior, além de deputados estaduais.

A reunião com os reitores e pró-reitores resultou na proposição de um calendário de ações que visam o envolvimento das instituições e de toda a comunidade em defesa das universidades públicas federais. Entre as medidas previstas está a constituição de uma Frente Gaúcha em Defesa das Instituições de Ensino Federais, que buscará, também, o apoio da bancada gaúcha no Congresso e no Senado. “Acho que isso é fundamental para que possamos, de fato, fortalecer essa mobilização pelos investimentos na educação”, avaliou o reitor da UFSM.

Dentro desta perspectiva, a Frente Gaúcha planeja a realização de uma audiência pública, no dia 15 de setembro, em Porto Alegre. De acordo com Burmann, este já será um ato preparatório para Dia Nacional de Mobilização em Defesa das Universidades Públicas, que deve ocorrer no final de setembro, organizado pelas instituições de educação.

Sobre o recente aumento de 5% no limite de empenho para custeio e investimento de todas as universidades e institutos federais, pelo Ministério da Educação, o reitor explicou que se trata da liberação de parte do orçamento contingenciado.
Fonte: UFSM/FW
Fotos
Comentários