Petrobras aumenta preço do gás de cozinha, comercial e industrial
O reajuste para o botijão de 13 quilos supera 12%
Publicado em 05 de setembro de 2017
Compartilhar
A- A A+
A Petrobras está reajustando o gás de cozinha em 12,2%, em média. O comunicado acabou de ser enviado ao mercado. A decisão foi tomada à noite passada. Vale para o gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial vendido em botijões de até 13 quilos. O aumento entre em vigor a partir da meia-noite de hoje (05).

Segundo a Petrobras, o motivo é o estoque muito baixo e os impactos do furacão Harvey na maior região exportadora mundial de gás liquefeito de petróleo. Refere-se a região de Houston, no Texas. Argumenta ainda que a correção aplicada neste momento não repassa integralmente a variação de preços do mercado internacional.

O ajuste anunciado foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos. Se for integralmente repassado aos preços ao consumidor, a Petrobras estima que o preço do botijão pode ser reajustado, em média, em 4,2% ou cerca de R$ 2,44 por botijão. A Petrobras divulgou ainda outro comunicado informando a decisão de reajustar os preços de comercialização para distribuidoras do GLP destinado aos usos industrial e comercial. A média de aumento fica em 2,5%.Uma nova avaliação sobre os preços será feita em 21 de setembro. A última elevação ocorreu em cinco de agosto.

Nessa segunda-feira, a Petrobras também aumentou os preços da gasolina nas refinarias. Desde a mudança na política de preços, em três de julho, a elevação supera 17%. Também argumentou que o furacão fechou refinarias nos Estados Unidos e aumentou muito os valores de referência do combustível.
Fonte: Bruna Casali / JornalismoBarrilFM
Fotos
Comentários