Manifestação em favor da educação pública reúne aproximadamente 300 pessoas
Publicado em 04 de outubro de 2017
Compartilhar
A- A A+
Munidos de faixas, apitos e cartazes, alunos, professores e representantes de diversos sindicatos e organizações estudantis participaram no final da tarde de ontem, terça-feira (03) de um ato público. Por volta das 18h00, alunos e professores se reuniram em frente as escolas estaduais que aderiram a greve, logo após iniciaram uma caminhada pacífica até a Catedral Santo Antônio.

Segundo a diretora do 26º Núcleo do CPERS de Frederico Westphalen, Maria Cleni da Silva, os professores se manifestam de forma contrária ao parcelamento de salários e a alguns projetos da Assembleia Legislativa, que preveem, entre outras coisas, alterações na aposentadoria dos servidores, mudança nas datas da folha de pagamento, autorização de parcelamento do 13º salário em até 24 vezes, extinção da licença-prêmio e dos adicionais por tempo de serviço, e fim da cedência de servidores para o Cpers/Sindicato.

A pauta da manifestação foi centrada nas críticas ao governador José Ivo Sartori e às medidas adotadas pelo chefe do Executivo estadual, especialmente na ameaça de corte do ponto dos professores grevistas e na possibilidade de demissão dos docentes contratados. “Ninguém faz greve porque quer ou porque não gosta trabalhar, mas a greve é a única forma que o governo nos escuta” ressaltou Cleni.

Na manhã desta quarta-feira (04) ocorreu uma audiência pública em Taquaruçu do Sul, que contou com a presença de alunos, professores, lideranças e entidades do município. Ainda hoje, por volta das 19h00min, durante a 35ª Feira do Livro de Frederico Westphalen, serão entregues panfletos e camisetas para quem estiver participando do evento.

Será realizada na noite de quinta-feira (05), as 19h00min, uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen. Na sexta-feira (06), durante a realização do Seminário " A Educação no Desenvolvimento Regional " que acontecerá no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) câmpus F.W, um ofício será entregue as lideranças que estiverem presentes.

A diretora do 26º Núcleo, Maria Cleni da Silva, destacou que todas as escolas estaduais de F.W aderiram a greve da categoria, sem previsão de retorno das aulas.
Fonte: Bruna Casali / JornalismoBarrilFM
Comentários