Espaço temático da bovinocultura de leite atrai produtores
Publicado em 29 de abril de 2018
Compartilhar
A- A A+
O espaço temático da bovinocultura de leite organizado pela Emater/RS-Ascar na Expofred 2018, em Frederico Westphalen, está atraindo produtores e interessados na atividade leiteira.

O objetivo da equipe técnica da Emater/RS-Ascar é qualificar a atividade leiteira e, para isso, está apresentando todos os fatores essenciais para o bom desenvolvimento da bovinocultura de leite na propriedade rural. Manejo da ordenha e qualidade do leite, nutrição animal, planejamento forrageiro, variedades de forragens, armazenamento de alimentos, genética e criação da terneira, são alguns dos temas tratos neste espaço temático. A Expofred é realizada no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella e segue com programação até terça-feira (01/05).

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Jeferson Vidal Figueiredo, a intenção desse espaço é mostrar aos visitantes estruturas padrões que eles podem adotar em suas propriedades, desde a sala de ordenha, sala de alimentação, modelos de bebedouros, além de todo o planejamento quem envolve a atividade.

“Estamos passando orientação técnica de como deve ser realizada a atividade, desde o modelo de estrutura, como na sala de ordenha, destacando o manejo e qualidade do leite, a sala de alimentação, com foco na nutrição dos animais, a criação de terneira, planejamento forrageiro, sistema silvipastoril, entre outros assuntos. É uma verdadeira aula técnica que os produtores e os interessados na atividade podem experimentar aqui no espaço do leite”, comentou Figueiredo.

O espaço da bovinocultura de leite conta com a parceria de empresas e produtores, que contribuíram para a organização do setor. A Refrigeração Moraes instalou os equipamentos de ordenha, a Metalúrgica Tapajos coloborou com a estrutura para construção da sala de ordenha, a Sementes Matsuda e Sementes Cometa estão expondo suas variedades de sementes de forrageiras, o produtor de mudas forrageiras, Jairton Cancian, de Jaboticaba, está apresentando as variedades Jiggs e Tiffton produzidas em sua propriedade, e o produtor Ocemar Freo, de Frederico Westphalen, que cedeu a terneira para mostra no espaço.
Fonte: Bruna Casali / JornalismoBarrilFM com informações ASCOM
Fotos
Comentários