Frederico Westphalen decreta situação de emergência
Paralisação dos caminhoneiros motivou decisão do Poder Executivo
Publicado em 28 de maio de 2018
Compartilhar
A- A A+
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira, 28, no gabinete do prefeito de FW, José Alberto Panosso, foram anunciadas uma série de medidas para remediar as dificuldades enfrentadas pelo município devido à greve dos caminhoneiros, que já se estende por oito dias em todo o país.

Com a presença dos secretários municipais, o presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Lídio Signori, o Major Alexandre Moreira Pereira da Brigada Militar e o Major Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Junior da Defesa Civil, Panosso anunciou a assinatura do decreto de emergência devido à falta de combustível no município e também pelos problemas enfrentados nas saúde e por produtores rurais. “Nossa maior preocupação é a saúde de nosso município, não podemos deixar essas pessoas desassistidas. E por mais que sejamos favoráveis a greve e apoiamos as reivindicações dessa classe, sendo justas e necessárias, precisamos tomar algumas medidas para voltar a um estado mínimo de normalidade”, comentou.

Desta forma, também foi anunciado, em parceria com a Brigada Militar, Defesa Civil, Policia Rodoviária Federal e Exército, e em conversa com o comando de greve de Frederico Westphalen, que será realizada a escolta de 30 mil litros de combustível para FW, a fim de abastecer a população que mais tem necessidade de locomoção via automóvel, além de carros de serviço público, como ambulâncias.

O líder do comando de greve de FW, Gilmar Wolf, também esteve presente na reunião e foi elogiado pela cooperação e transparência com que vem negociando com as autoridades. “Não estamos fazendo isso por maldade, fazemos por que precisamos, tudo tem um limite e chega uma hora que cansa. Estamos levantando essa bandeira e se conseguirmos algo será em benefício da nação inteira. Agradecemos a compreensão de toda a população e desculpas pelos transtornos, mas não estamos barrando nada de emergencial e necessário para o município”, explicou.

Além disso, em relação as atividades nas escolas municipais, no final da tarde será anunciado pela administração se as aulas serão suspensas. Entretanto, na educação infantil o atendimento permanece normalizado.

Coleta do lixo
No que se refere a coleta de lixo, o prefeito anunciou mudanças no itinerário de passagem do caminhão. No centro, onde ocorre a coleta seletiva diariamente, a partir desta segunda-feira o serviço será realizado em datas intercaladas. Nos bairros a coleta deve ocorrer duas vezes por semana até que a situação se normalize. Panosso pediu atenção nestas mudanças e a compreensão da população. “Temos que economizar combustível nesse momento, mas não queremos deixar a população sem esse serviço então precisamos dessa cooperação", disse.

Dificuldade no meio rural
Visto que FW é um polo regional também no que diz respeito a presença de empresas do setor agropecuário, medidas para amenizar a situação também estão sendo tomadas. “Muitos produtores estão jogando leite fora porque por mais que aqui em nossa região seja permitida a passagem, em outros lugares há bloqueios ou a indústria que compra do produtor não tem mais lugar para armazenar. Já na área da suinocultura e avicultura estamos viabilizando junto ao comando de greve, com a Defesa Civil e outros órgãos a passagens dos insumos para que esses animais não fiquem sem a devida alimentação”, destacou o secretário de Agricultura, Cleber Cerutti.









Debora Cecília Guquelin Theobald
Fonte: Bruna Casali / JornalismoBarrilFM com informações JAU
Fotos
Comentários