Novo Ensino Médio será tema de debate entre escolas estaduais da rede pública
As 2.539 escolas estaduais vão organizar debates e atividades, entre os professores de Ensino Médio
Publicado em 25 de julho de 2018
Compartilhar
A- A A+
O Dia D de mobilizao para discutir a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Mdio (BNCC) ocorre, em todo o Brasil, na prxima quinta-feira (2).

No Rio Grande do Sul, as 2.539 escolas estaduais vo organizar debates e atividades, entre os professores de Ensino Mdio, com intuito de propor sugestes de mudana e melhorias no documento que estabelece as diretrizes educacionais do pas. Diferentemente do 'Dia D' anterior, que debateu a Educao Infantil e o Ensino Fundamental, as aulas transcorrero normalmente.

De acordo com a diretora do Departamento Pedaggico, Snia Rosa, a principal tarefa do Dia D, proposta pelo Conselho Nacional dos Secretrios de Educao (Consed), a atividade 4. Nela, os professores sero divididos por rea do conhecimento para analisar e propor melhorias proposta atual da BNCC para o Ensino Mdio.

Com a anlise dos grupos em mos, um professor responsvel vai preencher o formulrio online da Consulta Pblica, que estar disponvel no portal do Consed. Este um grande momento para que os professores do Ensino Mdio possam, no s entender, mas contribuir na construo da verso final da BNCC, que deve ser homologada em 2019, explica.

Para o secretrio da Educao, Ronald Krummenauer, o dia D uma oportunidade para debater o ensino. rea pedaggica o corao do sistema de ensino e o dia D uma oportunidade para que todas as pessoas responsveis por essa rea to relevante deem a sua contribuio, destacou. Nos dias 6 e 7 de agosto, o secretrio participa, em So Paulo, da 3 Reunio Ordinria do Consed, para tratar do tema.

Novo Ensino Mdio

A Lei 13.415/17, sancionada pelo presidente Michel Temer, em fevereiro de 2017, divide as disciplinas em cinco reas de conhecimento (linguagens, matemtica, cincias da natureza, cincias humanas/sociais e formao tcnica/profissional) e prev a implantao gradativa do ensino integral, com sete horas de aulas por dia ou 1,4 mil horas por ano aps cinco anos. At l, entretanto, o sistema deve evoluir para oferecer carga horria de pelo menos mil horas. Hoje o ano letivo conta 800 horas.

De acordo com o texto, o currculo do Ensino Mdio ser composto pela BNCC e por itinerrios formativos correspondentes s reas do conhecimento. No incio do Ensino Mdio os alunos podem escolher a rea na qual vo se aprofundar.

As regras valero para as redes de ensino pblico e privado, e o cronograma de implantao deve ser elaborado no primeiro ano letivo seguinte data de publicao da BNCC, que ainda est em elaborao no governo federal e deve ser homologada ainda neste ano. A implementao ocorre no segundo ano letivo, depois da homologao da base curricular.

Dia D da BNCC do Ensino Mdio

Apoiam o Consed nessa iniciativa, o Ministrio da Educao (MEC), o Conselho Nacional de Educao, o Frum dos Conselhos Estaduais de Educao, a Federao Nacional das Escolas Particulares, a Associao Nacional das Escolas de Educao Catlica, o Sistema S e o Movimento Pela Base.
Fonte: Bruna Casali / Jornalismo/BarrilFM com informações GOVRS
Fotos
Comentários