Eleições para diretores de escolas estaduais acontece em novembro
Na abrangência da 20ª CRE o processo de indicação mediante votação ocorrerá em 77 escolas
Publicado em 29 de agosto de 2018
Compartilhar
A- A A+
Est disponvel no Dirio Oficial do Estado a Portaria n 314/2018, da Secretaria Estadual da Educao (Seduc), que estabelece os procedimentos e orientaes para o processo de indicao nas funes de diretor e vice-diretor dos estabelecimentos de ensino da rede pblica estadual.

As eleies sero realizadas no dia 27 de novembro e esto aptos a participar os professores e servidores de escolas que possuam curso superior na rea de educao e que atendam as demais condies estabelecidas na lei. Atualmente a rede possui, em atividade, 63.320 mil professores e 17.883 mil servidores, em 2.539 escolas do Rio Grande do Sul.

Podem votar os alunos que estejam regularmente matriculados a partir do 5 ano ou maiores de 12 anos, pais ou responsveis legais dos alunos menores de 18 anos e professores e os demais servidores, efetivos ou contratados temporariamente, em exerccio no estabelecimento de ensino, no dia da votao.

A 20 Coordenadoria Regional de Educao (CRE), de Palmeira das Misses, possui 90 instituies de ensino. Dessas, 77 participaro do processo eleitoral, sendo que no ocorrer o processo de indicao mediante votao nas 11 Escolas Indgenas e nos dois Ncleos de Educao (NEEJAS).



Cronograma

Todo o processo eleitoral feito no mbito da escola, que organiza o pleito, a partir da orientao da Secretaria da Educao. O incio efetivo do processo, junto s escolas, comea na prxima sexta-feira (31), com a convocao oficial das assembleias gerais, que definiro as comisses eleitorais em cada um dos estabelecimentos, responsveis pela coordenao do processo nas escolas. As assembleias sero convocadas por segmento de participantes do pleito, ou seja, por professores e servidores e por pais e alunos. Em seguida, cada escola ter at 16 de outubro para divulgar o edital de eleio com as regras do pleito - iniciando o perodo de inscrio das chapas, que ser entre 17 e 30 de outubro. Uma das novidades do pleito que as inscries das chapas sero feitas de forma digital, via de plataforma especfica que estar disponvel pela Seduc.

Curso de Gesto

Outra novidade deste ano ser o contedo do curso de qualificao obrigatrio para os gestores eleitos que a Seduc oferece. A finalidade trazer informaes sobre o funcionamento da Secretaria da Educao, a partir dos departamentos de Planejamento, Administrativo, Recursos Humanos e Pedaggico, alm de contedo voltado para a liderana e comunicao (media-training) entre outros. A carga horria ser de 120 horas trs etapas , sob a forma de Ensino Distncia (EAD), em plataforma digital especfica, com a incluso de cases em cada um dos mdulos. Os novos diretores e vice-diretores tomaro posse at o final deste ano.
Fonte: Bruna Casali / JornalismoBarrilFM com informações ASCOM
Fotos
Comentários