Chuva e rajadas de vento deixam mais de 360 mil pontos sem luz no RS
Em Porto Alegre, temporal na madrugada deste domingo (23) provocou queda de árvores e fios, bloqueando 11 ruas. Rajadas de vento ultrapassaram os 100km/h no Sul do estado, de acordo com a Somar.
Publicado em 23 de setembro de 2018
Compartilhar
A- A A+
O temporal da madrugada deste domingo (23) deixou uma série de estragos no Rio Grande do Sul. De acordo com a Defesa Civil Estadual, foram atendidas ocorrências em oito municípios gaúchos, com cinco residências atingidas por quedas de árvores ou destelhamento. Em São Lourenço do Sul, na Região Sul, uma família ficou desalojada. A chuva forte e as rajadas de vento também provocaram falta de luz. Segundo a CEEE, RGE e RGE Sul, 363 mil pontos no estado chegaram a ficar sem energia elétrica.

Na área de concessão da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), 300 mil clientes ficaram sem luz. Conforme a última atualização, esse número baixou para 165 mil. A Região Metropolitana foi a mais prejudicada, mas também houve danos significativos na Região Sul. As cidades mais atingidas no Sul do estado foram Pelotas, Canguçu, Capão do Leão, Arroio Grande e Jaguarão.

Na área da RGE, 18 mil pessoas estão sem energia elétrica, sendo a maioria de Gravataí, Taquara e cidades no entorno de Caxias do Sul, na Serra. Na área da RGE Sul, são mais 45 mil pontos sem luz, concentrados na região Metropolitana. Os números serão atualizados à tarde.

A assessorias dizem que as equipes estão trabalhando para reestabelecer o fornecimento de energia no menor tempo possível, mas ainda não é possível informar quando tudo estará normalizado devido ao grande volume de ocorrências.

Previsão do tempo

O primeiro dia de Primavera começou com muita chuva e rajadas de vento acima dos 100km/h no Sul do estado. De acordo com a Somar, o temporal da madrugada foi provocado pelo deslocamento rápido de uma frente fria vinda do Uruguai, que atingiu o extremo sul do estado já no final da noite de sábado (22). O sábado foi de muito calor em Porto Alegre, quando os termômetros chegaram a marcar 32,9°C durante a tarde - foi a maior temperatura do mês de setembro e desde o dia 12/04/18 na capital.

Neste domingo, conforme a Somar, o estado inteiro deverá registrar temperaturas mínimas um pouco mais elevadas, principalmente na metade Norte. Durante a tarde, o calor predomina em toda metade Norte, com temperaturas elevadas. A frente fria que avança é associada a um sistema de baixa pressão, que não apenas causa chuva com volumes mais elevados no Centro-Norte do Rio Grande do Sul, como também ventos que podem passar dos 90km/h. Há risco de queda de granizo. No decorrer dos próximos dias, a tendência ainda é de chuva sobre a maior parte do estado, mas o risco para temporais diminui.
Fonte: Bruna Casali / Jornalismo/BarrilFM com informações G1RS
Fotos
Comentários