HDP promove semana de prevenção a acidentes de trabalho
Foram três noites de trocas de conhecimento sobre os cuidados necessários no ambiente hospitalar
Publicado em 28 de setembro de 2018
Compartilhar
A- A A+
Dos dias 24 a 26 de setembro aconteceu no auditório da Escola Cardeal Roncalli, a VIII Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho do Hospital Divina Providência (HDP).

O evento foi organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e a programação tratou de assuntos sobre a motivação no trabalho, doenças que acometem o trabalhador da área da saúde, biossegurança e os benefícios do uso de EPIs. “A SIPAT é importante para conscientizar sobre a saúde e segurança do trabalho, além da prevenção de acidentes”, afirma o presidente da CIPA, David Marciano.

Esta programação faz parte do calendário do Hospital todos os anos e teve a participação de grande parte dos funcionários e funcionárias do HDP, de estudantes do Técnico em Enfermagem do Colégio Cañellas e de professoras.

Palestras da SIPAT

A primeira palestra da SIPAT teve como tema a motivação no trabalho, com o consultor da GB Consultoria Ivan Gollin. Seu objetivo foi fazer os funcionários e funcionárias do HDP refletirem sobre quais as motivações que existem hoje em suas vidas, o que os fazem acordarem todos os dias e irem trabalhar.

Foram feitas dinâmicas e trazido exemplos práticos aos participantes. “A motivação é o combustível necessário para manter o motor humano em funcionamento e o que nos faz sair de casa todos os dias são nosso objetivos, sejam eles diretos ou indiretos”, afirma Gollin.

Já a segunda noite tratou sobre biossegurança, com a biomédica Franciele Andrade Correa, a qual afirmou ser um assunto muito importante tanto para funcionários, pacientes, como para o hospital em geral. “Ela é caracterizada pelo uso de Equipamentos de Proteção Individual e Coletivos e auxilia na redução de acidentes de trabalho e riscos”.

Também nesta noite aconteceu a palestra sobre doenças que acometem o trabalhador da área da saúde, com a fisioterapeuta Daniele Olea Vanz. “Os profissionais da saúde ainda têm uma visão de que a saúde é mais física, mas, as principais doenças encontradas na literatura estão ligadas a um impacto integral, que diz respeito ao bem estar das pessoas, por isso é importante trazer cada vez mais informações a eles”, comenta Vanz.

A última noite ficou por conta do Técnico de Segurança do Trabalho do HDP, David Marciano e a Engenheira Sanitarista e Ambiental, Tainara Casa Nova Silva, que trabalharam sobre segurança do trabalhador e os benefícios do uso de EPIs. “Os EPIs tornam o ambiente de trabalho mais seguro e saudável, evitando assim as situações que possam colocar os empregados e o empregador em risco”, afirma David.

A programação terminou com a encenação de uma peça teatral intitulada “Valorizando o autocuidado”, feita pelas estagiárias do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Cañellas.
Fonte: Bruna Casali / JornalismoBarrilFM com informações ASCOM
Fotos
Comentários