Escolas Técnicas Agrícolas Estaduais são contempladas com recurso de Emenda Parlamentar
Verba foi aprovada pela Bancada Gaúcha no Congresso Nacional e vai subsidiar melhoria na infraestrutura das instituições
Publicado em 01 de novembro de 2018
Compartilhar
A- A A+
As escolas técnicas agrícolas do Rio Grande do Sul terão R$ 30 milhões de reais do orçamento de 2019, para aplicação em melhorias e investimentos em educação. Os recursos vêm de aprovação da bancada gaúcha no Congresso Nacional e foi anunciado nesta terça-feira, 30 de outubro, durante encontro de dirigentes do ensino agrícola do Estado em Brasília (DF), com representantes do Estado na Câmara Federal e no Senado. O Rio Grande do Sul conta atualmente com 26 escolas técnicas agrícolas estaduais.

O Superintendente da Educação Profissional (Suepro), Mauro Rosso, destaca que estes recursos devem ser utilizados na melhoria de infraestrutura das escolas técnicas agrícolas. Lembra também da atuação dos parlamentares, em especial do líder da bancada gaúcha, Giovani Cherini (PR-RS). "Agradecemos ao nosso coordenador da bancada gaúcha e a todos os nossos deputados e senadores. Nestes dois dias em que visitamos os seus gabinetes nos rendeu este empenho para que pudéssemos conquistar estes recursos para as escolas agrícolas", observa.

Estiveram também na mobilização os representantes do Conselho de Diretores das Escolas Agrícolas Estaduais, Professor Luiz Carlos Cossmam, presidente do Conselho e diretor da Escola Agrícola Celeste Gobbato, de Palmeira das Missões (RS), Celito Luiz Lorenzi, vice-presidente do conselho e diretor da Escola Agrícola EEPROCAR, de Carazinho (RS) e Fritz Roloff, presidente da AGPTEA.

O professor Luiz Carlos Cosmam destaca o apoio dos parlamentares, em especial o coordenador da bancada Gaúcha, deputado Giovani Cherini, bem como os demais envolvidos no convencimento aos deputados federais e senadores, com o objetivo de sensibilizá-los sobre a importância das Escolas Agrícolas Estaduais pelo trabalho desenvolvido e sobre a necessidade de recursos para aquisição de máquinas e equipamentos, para, com isso, oportunizar aos alunos acesso a novas tecnologias, qualificando as práticas pedagógicas com melhoria no conhecimento e qualidade na formação do técnico.

Para o presidente da Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea), Fritz Roloff, que também é presidente da Federação Nacional do Ensino Agrícola (Fenea), este é um momento importante para o ensino agrícola gaúcho, que poderá qualificar cada vez mais o trabalho dos professores e diretores. "É um marco no ensino agrícola que conseguimos com esforço e apoio da maioria dos deputados e senadores em uma batalha travada por recursos que agora foi contemplada. O coordenador da bancada teve um papel fundamental para que isso acontecesse. Temos certeza que muita coisa vai mudar em termos de infraestrutura nas escolas", salienta.
Fonte: Bruna Casali / Jornalismo/BarrilFM com informações Assessoria de Imprensa 20ª CRE
Fotos
Comentários