Vendas nos supermercados gaúchos têm crescimento de 6% no Natal
Fato da véspera ter caído em uma segunda foi determinante para sucesso nos números
Publicado em 25 de dezembro de 2018
Compartilhar
A- A A+
Os supermercados gaúchos tiveram um crescimento de 6% nas vendas no Natal, em comparação com o ano passado. De acordo com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), o fato da véspera de Natal ter caído em uma segunda-feira, foi determinante para o sucesso dos números. O presidente da entidade, Antônio Cesa Longo, enalteceu o calendário favorável, com cinco fins de semana em dezembro, o possibilitou que os consumidores buscassem melhores opções em preços, visitando mais vezes o ponto de venda e fracionando suas compras para a data em diferentes dias do mês.

O crescimento de 6% supera as expectativas do setor, que projetava um incremento entre 3% e 4% nas vendas. A criatividade das empresas do segmento supermercadista e as promoções proporcionadas na última quinzena pela indústria também alavancaram o crescimento das vendas, resultando em uma redução média de 4% no preço dos produtos típicos de Natal em relação à festividade de 2017.

“Os consumidores tiveram três dias para adquirir os itens que faltavam para a ceia, evitando concentração e filas no último dia”, detalha Longo. As compras de última hora representaram somente 25% do total vendido, um número baixo em relação a Natais anteriores. “Houve uma programação maior e mais pesquisa de preços, já que os supermercados registraram 5% mais visitas de clientes em suas lojas do que no ano passado”, observa.

De acordo com a entidade, o item com maior destaque em crescimento de vendas, neste Natal, foi a categoria de cervejas. “Puxadas pelas embalagens para presente e pelos produtos especiais/artesanais, as cervejas registraram um crescimento de 15% nas vendas”, pontua Longo.

Outra bebida em destaque foi o espumante, com crescimento de 6% na comparação com o ano passado. “Os supermercados já estão reforçando os estoques para a semana do Réveillon, quando os espumantes são o item mais procurado pelos clientes”, destaca o presidente da Agas.

Com relação aos presentes, os pequenos carrinhos e bonecas de baixo custo foram os carros-chefes, além das caixas de bombons, que registraram crescimento de 5% nas vendas. Para a semana do Ano-Novo, além dos espumantes, os supermercados apostam na comercialização de itens típicos como lentilha, carne suína, sobremesas e outras bebidas.
Fonte: Bruna Casali / Jornalismo/BarrilFM com informações CorreioDoPovo
Fotos
Comentários