Voz das entrevistas: Juiz Alejandro Rayo
Publicado em 16 de janeiro de 2019
Compartilhar
A- A A+
Dentro da nossa programação de terças e quintas-feiras, a gente sempre realiza as tradicionais entrevistas com ouvintes e parceiros da Barril Fm. O convidado de ontem, dia 15, foi o juiz da primeira vara de Frederico Westphalen, diretor do Fórum e juiz eleitoral, Alejandro Rayo, de 36 anos.

O entrevistado atua como juiz há oito anos e relembra que sua trajetória iniciou em Canela-RS e após foi a Cerro Largo, Piratini e atualmente está em nosso município. Rayo explica que não existe uma exigência para mudança de cidades, entretanto, para montar um plano de carreira, existem três entrances até chegar ao nível de desembargador.

Questionado em relação a assinatura para o porte de armas feito pelo presidente Jair Bolsonaro, Alejandro Rayo foi pontual: “eu sou particularmente contra o armamento da população, porque já é cientificamente comprovado que quanto mais armas há mais mortes. O cidadão como regra, fora quem é extremamente treinando, não sabe utilizar uma arma” esclarece.

Ainda, o assunto sobre as superlotações dos presídios brasileiros foi abordado e direcionado para o nosso município. O juiz afirma que após a criação de 60 novas vagas, existe um crescimento de 70% no sistema, porém a criminalidade aumenta diariamente e o que se tem hoje são condições razoáveis.

Para essa ampliação, municípios de Frederico Westphalen, Rodeio Bonito, Seberi e outras 16 prefeituras que utilizam o presídio contribuíram financeiramente. A verba da ampliação de celas vem do poder judiciário que não tem incumbência oficial alguma, porque a “Susepe não ajuda os presídios, abandonou a décadas” segundo o entrevistado.
Fonte: Isadora Ferrão/ JornalimoBarrilFm
Fotos
Comentários