CPI de Brumadinho aprova convocação do presidente afastado da Vale
Por se tratar de convocação, Fábio Schvartsman será obrigado a comparecer à comissão de inquérito do Senado para prestar depoimento. CPI foi instalada nesta quarta-feira (13).rn
Publicado em 13 de março de 2019
Compartilhar
A- A A+
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado criada para apurar o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) aprovou nesta quarta-feira (13) a convocação do presidente afastado da Vale, Fábio Schvartsman. A comissão também quer ouvir o presidente interino da Vale, Eduardo Bartolomeo.

Schvartsman se afastou do comando da Vale em 2 de março depois de a força-tarefa que investiga a tragédia recomendar o afastamento do executivo. O conselho de administração da companhia aprovou o afastamento.

Por se tratar de uma convocação da CPI, Fábio Schvartsman será obrigado a comparecer ao colegiado na data em que for agendado o depoimento.

A convocação do executivo da mineradora foi aprovada na primeira reunião da CPI. Na mesma sessão, a senadora Rose de Freitas (Pode-ES) foi eleita presidente da comissão, e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice presidente.

Após assumir o comando da CPI, Rose indicou o senador Carlos Viana (PSD-MG) para o cargo de relator. Caberá ao parlamentar de Minas Gerais elaborar um parecer com as conclusões e as recomendações do colegiado e pedir eventuais indiciamentos de responsáveis pelo desastre que matou, pelo menos, 201 pessoas.

Ações
Além de ouvir o presidente afastado e o presidente interino da Vale, o relator da CPI de Brumadinho, Carlos Viana, disse que que o colegiado chamará outras pessoas que já prestaram informações à força-tarefa que investiga o desastre.

Randolfe Rodrigues propôs que a comissão faça visitas a barragens construídas pelo método a montante, o mesmo empregado na barragem que se rompeu. Após a tragédia, o governo determinou a eliminação de barragens como a de Brumadinho até 2021.
Fonte: G1
Fotos
Comentários