Avaliação da alfabetização será feita por amostragem, diz ministro
Publicado em 03 de maio de 2019
O Sistema de Avaliao da Educao Bsica (Saeb) deste ano ter novidades. Os testes de cincias da natureza e cincias humanas para estudantes do 9 ano e a avaliao da alfabetizao do 2 ano do ensino fundamental sero feitos por amostragem.
a primeira vez que os testes de cincias so aplicados para estudantes do 9 ano. J a avaliao da alfabetizao era aplicada de forma censitria at 2016, ou seja, para todos estudantes do 3 ano, no perodo de dois em dois anos, nos anos pares.
Com a aprovao da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2017, e a previso de que os estudantes devem ser alfabetizados at o 2 ano, o governo decidiu unificar essa avaliao com as demais, aplicadas nos anos mpares. Para tanto, optou por cancelar a avaliao prevista para 2018, e implement-la em 2019 para estudantes do 2 ano.
No entanto, em vez de aplicar para todos estudantes, como era feito at ento, o Ministrio da Educao optou por realizar testes por amostragem.
As novidades foram apresentadas hoje (2) pelo ministro da Educao, Abraham Weintraub, e as diretrizes foram publicadas no Dirio Oficial da Unio.
O que queremos [por meio do Saeb] saber se as crianas esto aprendendo no ritmo [adequado]. Por isso faremos uma avaliao da alfabetizao do 2 ano do ensino fundamental, disse o ministro, em entrevista coletiva.
Temos que pegar [recuperar] a criana que est ficando para trs e medir o que est acontecendo de certo e de errado, acrescentou.
Segundo Weintraub, o ideal seria fazer a avaliao com todos os estudantes. Se eu tivesse plenos poderes, faria universal todos os anos, disse, ao justificar a pesquisa pela necessidade de o governo cortar gastos.
Saeb
O Saeb formado por um conjunto de avaliaes relativas qualidade da educao do pas, que permitem ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (Inep) fazer diagnsticos sobre educao bsica do pas.
A partir das anlises, busca-se identificar fatores que possam interferir no desempenho do estudante, de modo a subsidiar polticas pblicas para o setor. por meio das mdias de desempenho do Saeb e de dados sobre aprovao obtidos no Censo Escolar que se compe o ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb).
O oramento previsto para avaliar 7 milhes de crianas de R$ 500 milhes. De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (Inep), Elmer Coelho Vicenzi, a melhoria da educao bsica provoca melhoria imediata na sade e na educao do pas.
As avaliaes sero aplicadas entre 21 de outubro e 1 de novembro em todas as unidades da federao, por meio de questionrios que sero enviados a secretarias estaduais e municipais; diretores, professores e alunos das escolas; profissionais que acompanham estudantes da educao especial.
Os resultados estaro disponveis at dezembro de 2020.
Fonte: Agência Brasil
Comentários
Últimas Notícias
Esporte
Etapa municipal do Circuito Sesc de Verão 2026 conhece seus campeões
Publicado em 24 de fevereiro de 2026
Geral
Rio Grande do Sul inicia hoje distribuição de vacina nacional contra a dengue
Publicado em 24 de fevereiro de 2026
Geral
Presidente da Cotrifred entrega convites ao prefeito de FW
Publicado em 24 de fevereiro de 2026
Esporte
Clube Magia da Patinação inicia temporada 2026
Publicado em 24 de fevereiro de 2026
Trânsito
Acidente com vítima fatal na BR-468
Publicado em 23 de fevereiro de 2026
Geral
Estado registra em 2025 a menor taxa de desemprego anual
Publicado em 23 de fevereiro de 2026
Trânsito
Governo do Estado alerta para última semana de pagamento do IPVA com até 21,6% de desconto
Publicado em 23 de fevereiro de 2026
Geral
Faltam 29 dias para a AgroConecta 2026
Publicado em 20 de fevereiro de 2026
Geral
Palmeira das Missões é severamente atingida por temporal
Publicado em 20 de fevereiro de 2026
Trânsito
PRF libera mais de 30 pontos de interdições por queda de árvores na região norte do estado
Publicado em 20 de fevereiro de 2026