STF tem maioria a favor da criminalização da homofobia
Publicado em 24 de maio de 2019
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta quinta-feira, (23) maioria de seis votos a favor da criminalizao da homofobia como forma de racismo. Apesar do placar da votao, o julgamento foi suspenso e ser retomado no dia 5 de junho.
At o momento, a Corte est declarando a omisso do Congresso em aprovar a matria e determinado que o crime de racismo seja enquadrado nos casos de agresses contra o pblico LGBT (lsbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis) at que a norma seja aprovada pelo Parlamento.
O julgamento comeou em fevereiro e foi retomado nesta tarde com as manifestaes da ministra Rosa Weber e do ministro Luiz Fux, tambm favorveis criminalizao. Com os votos de Weber e Fux, ficou formada a maioria com os votos de Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Lus Roberto Barroso, alm do relator, Celso de Mello.
Em seu voto, Rosa Weber entendeu que a Constituio obrigou o Congresso a aprovar medidas para punir comportamentos discriminatrios, que inclui as condutas direcionadas comunidade LGBT. Segundo a ministra, o comando constitucional no cumprido desde a promulgao da Carta Magna, em 1988.
"A mora do Poder Legislativo em cumprir a determinao que lhe foi imposta est devidamente demonstrada. A existncia de projetos de lei no afasta a mora inconstitucional, que somente se d com a efetiva concluso do processo legislativo", disse.
Em seguida Fux tambm concordou com a tese de morosidade do Congresso e afirmou que as agresses contra homossexuais no so fatos isolados. "A homofobia se generalizou, muito embora, quando o STF julgou a unio homoafetiva, as cenas de violncia explcita homofbicas diminuram", disse.
O caso discutido na Ao a Direta de Inconstitucionalidade por Omisso (ADO) n 26 e no Mandado de Injuno n 4.733, aes protocoladas pelo PPS e pela Associao Brasileiras de Gays, Lsbicas e Transgneros (ABGLT) e das quais so relatores os ministros Celso de Mello e Edson Fachin.
As entidades defendem que a minoria LGBT deve ser includa no conceito de "raa social", e os agressores, punidos na forma do crime de racismo, cuja conduta inafianvel e imprescritvel. A pena varia entre um e cinco anos de recluso, de acordo com a conduta.
Na abertura da sesso de hoje, por maioria de votos, a Corte decidiu continuar o julgamento mesmo diante da deliberao da Comisso de Constituio e Justia (CCJ) do Senado Federal, que aprovou ontem (22) a mesma matria, tipificando condutas preconceituosas contra pessoas LGBT.
Fonte: Agência Brasil
Comentários
Últimas Notícias
Tempo
Inmet emite alerta de tempestade para todo o Rio Grande do Sul
Publicado em 27 de julho de 2026
Geral
Palmeira das Missões lança Programa Prato Gaúcho com 100 refeições diárias para famílias em vulnerabilidade
Publicado em 27 de julho de 2026
Economia
RS lidera exportações de maçã e impulsiona recorde brasileiro nas vendas de frutas
Publicado em 27 de julho de 2026
Esporte
União Frederiquense realiza amistoso hoje na Arena
Publicado em 24 de julho de 2026
Frederico Westphalen
Cesta básica acumula alta de 13,38% no primeiro semestre em Frederico Westphalen
Publicado em 24 de julho de 2026
Frederico Westphalen
Após temporal, Prefeitura de Frederico Westphalen decreta Situação de Emergência
Publicado em 24 de julho de 2026
Geral
Corsan adota novo modelo de fatura para ampliar transparência aos clientes
Publicado em 24 de julho de 2026
Política
TSE define limites de gastos para candidatos nas eleições de outubro
Publicado em 24 de julho de 2026
Economia
Governo prorroga subsídio da gasolina por mais 30 dias
Publicado em 24 de julho de 2026
Segurança
Defesa Civil reconhece emergência em 17 municípios gaúchos após temporais
Publicado em 24 de julho de 2026