Mutirão de cirurgias tira mais de 150 pessoas da fila de espera
Administração Municipal realizou a primeira edição do mutirão de cirurgias eletivas gerais\r\n
Publicado em 25 de julho de 2019
Compartilhar
A- A A+
Com o objetivo de reduzir o tempo de espera na fila por cirurgias e possibilitar que mais pessoas tenham acesso aos serviços de saúde, a Administração Municipal de Frederico Westphalen promoveu, de forma inédita, um mutirão de cirurgias eletivas de diversas especialidades. No total, 158 cirurgias foram realizadas de novembro de 2018 a março de 2019, nesta primeira edição.

As cirurgias eletivas são procedimento não-urgentes, que podem ser agendados. Os pacientes atendidos nesta edição já haviam passado por consultas e exames especializados e receberam encaminhamento para realização do procedimento. O mutirão, portanto, ofertou cirurgias extras, com o objetivo de reduzir a demanda reprimida.

Orçado no valor de R$ 202.421,00, o projeto foi custeado de maneira integral pelo Município por meio da destinação da cota extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Dentre os procedimentos, foram feitas cirurgias de hérnia, fraturas, bexiga, exploração de vias biliares, reconstrução de ligamentos, entre outros.

As cirurgias foram realizadas, conforme estabelecido na legislação, nas dependências do corpo clínico dos hospitais localizados na área de abrangência da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Além de contemplar cirurgias e procedimentos, durante o mutirão também foi feito o acompanhamento dos pacientes até a alta médica.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, o mutirão foi pensado levando em consideração o número de pessoas na fila. “Quando idealizamos esse projeto, haviam muitas pessoas na fila de espera. Fizemos uma avaliação dos procedimentos e valores, onde a Administração Municipal optou por realizar mais este investimento, em benefício dos frederiquenses”, afirma.

O prefeito José Alberto Panosso destacou o sucesso do projeto. “A área da saúde é uma prioridade na nossa gestão, por isso, trabalhamos fortemente, para sanar essa demanda da comunidade. O processo de espera na fila é muito complicado, por esse motivo investimos para proporcionar o máximo de cirurgias possíveis. Nossa intenção é realizar mais uma edição do mutirão”, afirma.
Fonte: Ascom/FW
Fotos
Comentários