41ª edição do Acampamento Farrapo reúne mais de 35 mil pessoas
Publicado em 25 de setembro de 2019
Compartilhar
A- A A+
Com o tema “Vida e Obra de Paixão Côrtes”, o 41º Acampamento Farrapo movimentou Frederico Westphalen e região. Realizado entre os dias 14 e 20 de setembro, o evento reuniu cerca de 35 mil pessoas em diversas atividades voltadas para a valorização da cultura gaúcha.

Durante os festejos farrapos, o público pôde prestigiar shows com grandes nomes do meio tradicionalista, como Mano Lima, Baitaca e Valdomiro Maicá e apresentações das invernadas artísticas do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rodeio da Querência.

As vozes dos candidatos da 7ª edição do Canto do Barril da Canção Gaúcha também cativaram o público com belas interpretações. O festival teve recorde de participação, com mais de 100 artistas inscritos e distribuiu R$ 10.700,00 em prêmios nas categorias mirim, juvenil e força livre (solo e grupo).

O público infantil também aproveitou a programação. Para manter viva a tradição entre as crianças, a Estância Negrinho do Pastoreio foi novidade nesta edição. O local foi destinado para brincadeiras do folclore gaúcho, como peteca e cavalinho de pau. A homenageada do 41º acampamento, Judite Maria Caovilla, juntamente com o historiador Wilson Ferigollo, relembraram a história do tradicionalismo no município durante a Charla Gaúcha. O momento de palestras foi dedicado aos estudantes das escolas de Frederico Westphalen, com o objetivo de cultivar os costumes e tradições entre os jovens.

A Mostra Folclórica da Cultura Gaúcha também encantou o público com a exposição de obras de Paixão Côrtes, tipos de chimarrão, encilhada de montaria, maquetes históricas e peças de roupas que mostravam a evolução da indumentária gaúcha. Os grupos da terceira idade também tiveram um momento especial durante a programação. O fandango, animado por Matheus Teixeira e grupo Pachola, reuniu cerca de 600 pessoas durante a quinta-feira, 19.

Além disso, o público universitário também participou das atividades durante o Entrevero Farrapo. Durante a gincana, organizado pelo Departamento de Tradições Gaúchas Vaqueano Blau Nunes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus FW, foram realizadas apresentações artístico-culturais e mais de três toneladas de alimentos não perecíveis foram arrecadadas pelas equipes.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o projeto Recicla Frederico também aproveitaram o Acampamento Farrapo para realizar a campanha “Recicla Tchê”. A ação teve como objetivo estimular a consciência ambiental, visando o descarte correto dos resíduos gerados durante as confraternizações da semana farroupilha.

A comercialização dos galpões também foi destaque nesta edição, com mais de 74 espaços vendidos. As estruturas montadas ao redor da Praça da Matriz possuíam energia elétrica e encanamento de água, e abrigaram prendas e peões durante os festejos.

O presidente da Associação Farroupilha Frederiquense, Elton Rogério Sobucki, destacou o sucesso da 41ª edição do Acampamento. “O evento foi além das nossas expectativas. Calculamos um público estimado de 35 mil pessoas durante os sete dias de Acampamento. Isso só foi possível porque tivemos atividades para todos os públicos, desde as crianças até a terceira idade”, afirmou.

Os resultados positivos também foram comemorados pelo prefeito José Alberto Panosso. “Mais uma vez o público esteve presente prestigiando a programação do Acampamento Farrapo. É lindo ver a comunidade participando, se envolvendo nas atividades e cultivando a nossa tradição gaúcha”, destacou.

O encerramento do 41º Acampamento Farrapo ocorreu no domingo, 20, com um desfile temático, reunindo mais de 100 cavalarianos e diversas associações e instituições do município e região. Além disso, a premiação do “Galpão mais macanudo” foi entregue ao Lions Clube, pela ornamentação do espaço, durante a solenidade de encerramento.
Fonte: Ascom/FW
Fotos
Comentários