Em tempos de crises e polêmicas envolvendo o nome das Universidades Públicas, a aluna Sabrina Lermen, da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, levou o nome da instituição e do município para um renomado evento latino-americano de comunicação.
Com o trabalho intitulado “Consumo midiático televisivo no Médio Alto Uruguai: agricultura familiar e o acesso a informações rurais” apresentado a XXVII Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades Grupo Montevideo – AUGM, Sabrina que é estudante de jornalismo e está no 4 semestre, ganhou destaque entre diversos jovens.
Essa pesquisa é um dos desdobramentos investigados no projeto de pesquisa “Análise quantitativa e qualitativa do acesso a informações rurais e consumo midiático no Médio Alto Uruguai”, na qual a estudante é bolsista de iniciação científica pelo Fundo Interno de Incentivo a Pesquisa (FIPE JR.), e coordenada há mais de três anos pelo doutor Rafael Foletto.
Para aluna,“Esse prêmio simboliza toda a minha trajetória pessoal, aliando meu momento acadêmico com a minha realidade familiar. É muito gratificante ser reconhecida e representar a minha Universidade e a população do interior. O meu agradecimento especial ao prof. Dr. Rafael Foletto pela oportunidade de participar de um projeto tão construtivo, afinal valorizar e visibilizar a agricultura familiar é promover o desenvolvimento social”, afirmou sabrina.