Das 497 cidades gaúchas, FW ocupa a 55 posição em incidência de HIV/AIDS
Publicado em 03 de dezembro de 2019
Compartilhar
A- A A+

Há 38 anos, a Imunodeficiência Humana, conhecida popularmente HIV/AIDS, foi descoberto e explicado para população mundial. O primeiro dia de dezembro, é reconhecido mundialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), para luta contra a transmissão dessa doença. O Brasil, fez o movimento contrário do resto dos países do globo, porque ele teve um aumento significativo de 21% de novos casos em 8 anos. Mas você sabe as formas de contágio?

Para contrair o HIV, seja ele soropositivo ou não, basta ter relações sexuais sem uso de preservativos, no momento da amamentação a mãe pode passar para o filho e até mesmo o compartilhamento de materiais cortantes ou seringas infectadas com o vírus.

A coordenadora do Sistema de Atendimento Especializada (SAE) Luciani de Cristo, afirmou que os testes rápidos para verificar HIV, sífilis e hepatites ficam prontos em 20 minutos, são realizados de forma gratuita, sigilosa, e caso o paciente seja soropositivo ele pode ter acompanhamento psicológico e tratamento medicamentoso gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para realizar o exame não é necessário fazer jejum.

Cabe salientar que Frederico Westphalen ocupa a 55 posição de incidência em todo Rio Grande do Sul, que tem 497 municípios. Porto Alegre, é a terceira capital com mais casos dos soropositivos do país.

 

Fonte: Isadora Ferrão/ Departamento de Jornalismo da Barril FM
Fotos
Comentários