O projeto de implantação dos Ecopontos de recolhimento de vidros em Frederico Westphalen está completo. Nesta semana, a Administração Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente de Frederico Westphalen, instalou os outros quatro equipamentos em locais estratégicos da cidade, possibilitando à população o descarte adequado dos vidros. Um Ecoponto maior foi instalado no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella, que é utilizado como Centro de Armazenamento.
Conforme o secretário de Meio Ambiente, Giovani Candito, foram instalados Ecopontos em frente à sede da Associação dos Moradores do Bairro Aparecida (Amba); na praça do bairro Fátima, próximo ao Mercado Longo; na rua do Comércio, em frente às Lojas Grazziotin, próximo à agência dos Correios; e no bairro Santo Inácio, ao lado da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) João Paulo II. Na praça da Universidade Regional Integrada (URI), campus de Frederico Westphalen, o Ecoponto foi instalado no dia 18 de dezembro, e o engajamento da população está além das expectativas. “A implantação deste projeto é muito importante para Frederico Westphalen, pois ameniza um problema ambiental e também reduz custos para o município e para o Cigres, pois o vidro é um material pesado, de difícil manuseio e baixo valor comercial”, destacou Candito.
O recolhimento dos vidros no Centro de Armazenamento é feito pelo Grupo SLS Brasil, de Passo Fundo. Como todas as ações relacionadas à gestão de resíduos do município, o projeto Recicla Frederico também é parceiro nessa ação.