O mundo todo contra o câncer!
Publicado em 12 de fevereiro de 2020
Compartilhar
A- A A+

No dia 4 de fevereiro o mundo todo une forças contra a segunda doença que mais faz vítimas fatais durante o passar dos danos. Debilitadora do paciente, a neoplastia maligna, ou comumente conhecido como câncer, não escolhe gênero, cor ou crença e atinge uma marca de 9,6 milhões de mortes em 2018, segundo a Organização Mundial do Saúde (OMS).

Segundo o último levantamento feito pelo Instituto Nacional de Câncer, nos homens as maiores incidências são na próstata, pulmão e reto. Diferentemente, nas mulheres, são nas mamas, reto e colo do útero. Ainda segundo o estudo, o Brasil registrou 136.140 novos casos.

Além das casas particulares especializadas em oncologia, o Sistema Único de Saúde, também oferece tratamento gratuito em casos de radioterapia e quimioterapia, procedimentos que atuam direto nas células cancerígenas.

A Barril Fm, foi até a Secretaria de Saúde de Frederico Westphalen e conversou com a secretária, Lea Tomscke, sobre as informações e dados sobre o assunto. Como o município não tem estrutura para os tratamentos, os pacientes são encaminhados para a cidade de Erechim. Eles se deslocam com veículo da prefeitura e podem levar acompanhantes para quando as doses da medicação são elevadas.

Abaixo, confira a tabela com os dados do último balanço sobre os deslocamentos dos pacientes de Frederico Westphalen até Erechim.

Mês

Quantidade de pacientes

Setembro  2019

137

Outubro     2019

110

Novembro 2019

101

Dezembro 2019

72

Janeiro 2020 (até o dia 24) 

74

Fonte: Isadora Ferrão/ Departamento de jornalismo da Barril FM

Os números baixaram de 137 pacientes para 74, entretanto não foi informado pelo setor responsável se esse fato se deu por falecimentos, desistências do tratamento ou cura da doença.

Fonte: Isadora Ferrão/ Departamento de Jornalismo da Barril FM
Fotos
Comentários