Após uma sequência de dias de calor intenso no Rio Grande do Sul, é esperada uma virada no tempo nesta terça-feira (18). Com a aproximação de uma frente fria, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Estado emitiram alertas de temporal, que pode ter queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h.
Conforme o alerta do Inmet, a chuva forte deve começar durante a madrugada desta terça. Além disso, o instituto informa que o mau tempo pode causar estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Segundo a Defesa Civil, as áreas mais a oeste no Estado devem ser mais atingidas, como a Região Sul, a Região Central, a Campanha, a Fronteira Oeste e as Missões. O alerta emitido pelo órgão é válido até a quarta-feira (19).
Outra característica da frente fria é um volume elevado de chuva. Nas próximas horas deve chover entre 30 e 50 milímetros, o equivalente a cerca da metade do que é esperado para o mês de fevereiro no Estado.
Na quarta, ainda pode ocorrer chuva em alguns locais do Estado, especialmente nos municípios próximos à divisa com Santa Catarina. Depois, o tempo volta a estabilizar em todo o território gaúcho.